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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Memórias e saberes de velhos e velhas: tessitura da oralidade em comunidades de terreiro
Autor(es): Azevedo, Ivan Elias de
Data do documento: 26-Jul-2024
Orientador: Aguiar, Fernando José Ferreira
Resumo: Historicamente a tradição da oralidade é utilizada pelas comunidades africanas como principal meio de transmissão de conhecimento entre Mestres e Aprendizes. No Brasil, as comunidades afrodiaspóricas vem utilizando dessa tradição como principal meio de transmissão de conhecimento. Diante disso, esta pesquisa se propõe a analisar as formas como os mais velhos aprenderam e transmitem os conhecimentos por meio da oralidade, e como os mais novos estão absorvendo e sendo preparados no contexto de salvaguardar essas memórias enquanto patrimônio. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, usando três ferramentas como técnica de coleta de dados, sendo o Grupo Focal, a Conversa e a Autonarrativa. Para análise dos dados se utilizou da Análise Temática. Foi possível observar uma preocupação dos mais velhos com o futuro da tradição por conta da maneira como os jovens estão lidando com o avanço da tecnologia e do grande fluxo de informação que as mídias digitais proporcionam para a sociedade atual, porém, a oralidade e vivência ainda são os principais meios de transmissão de conhecimento utilizados pelas comunidades de candomblé e seguem, juntamente com o respeito e a reverência pela ancestralidade, como bases filosóficas. Considera-se, também, que o Candomblé vem em um movimento de mudança constante devido ao processo de hibridização cultural e ao avanço das tecnologias da informação em suas práticas, no entanto, apesar da preocupação dos velhos com a continuidade do Candomblé, os jovens estão conscientes e engajados na manutenção da tradição, e perpetuação do conhecimento enquanto patrimônio cultural e religioso das comunidades de terreiro.
Abstract: Historically, the tradition of orality is used by African communities as the main means of transmitting knowledge between Masters and Apprentices. In Brazil, Afro-diasporic communities have been using this tradition as their main means of transmitting knowledge. Given this, this research proposes to analyze the ways in which older people learned and transmit knowledge through orality, and how younger people are absorbing and being prepared in the context of safeguarding these memories as heritage. The methodology used is qualitative in nature, using three tools as a data collection technique, namely the Focus Group, Conversation and Self-narrative. Thematic Analysis was used to analyze the data. It was possible to observe a concern among older people with the future of the tradition due to the way in which young people are dealing with the advancement of technology and the great flow of information that digital media provide for today's society, however, orality and experience are still They are the main means of transmitting knowledge used by Candomblé communities and continue, together with respect and reverence for ancestry, as philosophical bases. It is also considered that Candomblé is in a movement of constant change due to the process of cultural hybridization and the advancement of information technologies in its practices, however, despite the concern of the elderly with the continuity of Candomblé, young people are conscious and engaged in maintaining tradition, and perpetuating knowledge as a cultural and religious heritage of terreiro communities.
Palavras-chave: Cultura popular
Tradição oral
Memória
Candomblé
Oralidade
Vivências
Conhecimento
Orality
Memory
Experience
Knowledge
área CNPQ: OUTROS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Populares
Citação: AZEVEDO, Ivan Elias de. Memórias e saberes de velhos e velhas: tessitura da oralidade em comunidades de terreiro. 2024. 123 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20727
Aparece nas coleções:Mestrado em Culturas Populares

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