Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21685
Tipo de Documento: Artigo
Título: Trajetória da formação docente: expectativas dos bolsistas PIBID da Universidade Federal de Sergipe
Autor(es): Lopes, Edineia Tavares
Brito, Assicleide da Silva
Jesus, Yasmin Lima de
Brito, Maria Camila de Lima
Santos, Aline Nunes
Data do documento: Dez-2015
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre as expectativas dos/as bolsistas ingressos/as no PIBID – edital 2013/2014 – da Universidade Federal de Sergipe em Itabaiana (UFS-ITA) em relação à participação no Programa. Esta pesquisa qualitativa foi realizada com 311 bolsistas por meio da aplicação de um questionário eletrônico do sistema Google Drive. Os dados foram analisados por meio do software webQDA, a partir do conjunto de técnicas que compõem a análise de conteúdo. De acordo com os resultados, observou-se que as expectativas desses/as bolsistas estão relacionadas, com maior frequência, às categorias: experiência docente, conhecimento, iniciação à docência, prática pedagógica, carreira acadêmica e formação dos alunos.
Abstract: El presente trabajo tiene el objetivo de presentar algunas reflexiones sobre las expectativas de los becarios que ingresaron en el PIBID- convocatoria 2013/2014- de la Universidad Federal de Sergipe en Itabaiana (UFS-ITA) en relación con la participación en el programa. Esta investigación cualitativa fue realizada con 311 becarios a través de la aplicación de un cuestionario electrónico del sistema Google Drive. Los datos fueron analizados por medio del software webQDA, a partir del conjunto de técnicas que componen el análisis del contenido. De acuerdo con los resultados se observó que las expectativas de esos becarios están relacionadas, con mayor frecuencia, a las categorías: experiencia docente, conocimiento, iniciación a la docencia, práctica pedagógica, carrera académica y formación de los alumnos.
This paper aims to present some reflections about college student scholars’ expectations in the PIBID - public notice 2013/2014 - from the Federal University of Sergipe at Itabaiana (UFS-ITA) regarding their participation in the Program. This qualitative research was conducted with 311 scholars through the filling of an electronic questionnaire on Google Drive system. Data were analyzed using the software webQDA, from the set of techniques which make up the content analysis. According to the results, one observed that these scholars’ expectations are related, more frequently, to the categories: teaching experience, knowledge, start to teaching, pedagogical practice, academic career and students training.
Palavras-chave: PIBID
Formação Inicial
Expectativas
Formación Inicial
Initial Training
Expectations
ISSN: 1647-3582
Parte de : Indagatio Didactica
Idioma: por
Instituição/Editora: Universidade de Aveiro
Citação: LOPES, E. T. et al. Trajetória da formação docente: expectativas dos bolsistas PIBID da Universidade Federal de Sergipe. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 7, n. 3, p. 62-78, dez. 2015. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/2839/2137. Acesso em: 10 abr. 2025.
Licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21685
Aparece nas coleções:DQI - Artigos de periódicos
PPGECIMA - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TrajetoriaFormacaoDocenteExpectativasPIBID.pdf647,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.