Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22132
Tipo de Documento: Artigo
Título : Tecnologias digitais na formação inicial de professores em análise: os projetos dos cursos de licenciatura em matemática do Nordeste
Otros títulos : Digital technologies in the initial formation of teachers: under analysis, the projects of graduation courses in mathematics of the Northeast
Autor : Santos, Lya Raquel Oliveira dos
Santos, Mayara de Miranda
Amorim, Marta Élid
Bôas, Jamille Vilas
Fecha de publicación : 2021
Resumen: O objetivo deste trabalho é identificar como os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de licenciatura em Matemática do Nordeste que fizeram as reformulações instituídas na Resolução CNE/CP n.o02/2015 contemplam as Tecnologias Digitais na formação de professores. Essa preocupação se deve à era digital ter transformado o modo de comunicação entre as pessoas, principalmente na educação escolar. É importante que o professor seja formado para saber utilizar os recursos tecnológicos digitais em sua rotina de trabalho. A teoria foi ancorada no modelo do conhecimento pedagógico tecnológico do conteúdo de Mishra e Koehler (2006). Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa do tipo análise documental. Foram identificadas atividades de ensino, pesquisa e extensão que permitem ao licenciando desenvolver tanto o conhecimento tecnológico quanto o conhecimento pedagógico tecnológico do conteúdo nas Instituições de Ensino Superior federais e estaduais.
Resumen : The digital age has transformed the way people communicate, especially in school education. Thus, it is important that the teacher is trained to know how to use digital technological resources in his work routine. Therefore, the objective of this work is to identify how the PPC of graduation curse in mathematics in the Northeast that made the reformulations instituted in CNE/CP Resolution 02/2015 contemplate digital technologies in teacher education. The theory was anchored in the model of pedagogical technological knowledge of the contents of Mishra and Koehler (2006). It is, therefore, a qualitative research of the documentary analysis type. Teaching, research andextension activities were identified that allow the undergraduate to develop both technological knowledge and technological pedagogical knowledge of the content in the federal and state Higher Education Institutions.
Palabras clave : Formação de professores
Tecnologias digitais
Conhecimento tecnológico
Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo
Teacher training
Digital technologies
Technological knowledge
Pedagogical technological knowledge of content
ISSN : 2525-5444
Es parte de: ReviSeM - Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Idioma : por
Institución / Editorial : Universidade Federal de Sergipe
Citación : SANTOS, L. R. O. et al. Tecnologias digitais na formação inicial de professores em análise: os projetos dos cursos de licenciatura em matemática do Nordeste. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, Itabaiana, v. 6, n. 3, p. 85-106, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/ReviSe/article/view/15848/12316. Acesso em: 19 maio 2025.
License: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22132
Aparece en las colecciones: DMA - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TecnologiasDigitaisFormacaoProfessores.pdf712,9 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.