Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22239
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | Uma caracterização do papel do professor de matemática para o desenvolvimento de competências socioemocionais em alunos do ensino médio – Aracaju (SE) |
Autor : | Santos, Vitor Felipe Moura Souza |
Fecha de publicación : | 24-feb-2025 |
Director(a): | Santos, Ivanete Batista dos |
Co-Director(a): | Araújo, Yzila Liziane Farias Maia de |
Resumen: | Neste texto é apresentado o resultado de um estudo que teve como objetivo caracterizar o papel do professor de Matemática como promotor para o desenvolvimento de competências socioemocionais em alunos do Ensino Médio, a partir do entendimento de que práticas pedagógicas podem contribuir para a formação integral dos estudantes. A hipótese central é que a sala de aula funciona como um sistema dinâmico e imprevisível, à semelhança do que propõe a Teoria do Caos de Edward Lorenz, no qual pequenas mudanças na abordagem docente podem gerar impactos significativos no aprendizado e no desenvolvimento socioemocional dos alunos. Para embasar a pesquisa, foram utilizados referenciais como os 13 Critérios de Mediação de Feuerstein, propostos por Meier e Garcia (2007) para relação professor-aluno, os 10 Mandamentos do Professor de autoria de Polya (1984) em prol da prática pedagógica, a aprendizagem socioemocional (SEL) no contexto escolar, com base no trabalho do Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (CASEL), uma organização líder em pesquisa e prática em SEL, e documentos normativos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Base Nacional Comum para a Formação de Professores (BNC- Formação). A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, utilizando a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) para examinar entrevistas semiestruturadas realizadas com 11 professores de Matemática da rede pública de ensino de Aracaju-SE. A revisão bibliográfica foi conduzida com dados disponibilizados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), permitindo uma contextualização aprofundada sobre as competências socioemocionais no ensino de Matemática. A pesquisa também incluiu uma análise documental dos referenciais normativos da educação brasileira. Os resultados indicam que, apesar do reconhecimento da importância das competências socioemocionais, muitos professores enfrentam desafios estruturais, como a falta de formação específica, a sobrecarga curricular e a pressão por resultados acadêmicos, frequentemente impulsionada por avaliações externas promovidas por órgãos governamentais e exigências institucionais que cobram por melhores índices de desempenho. No entanto, evidenciou-se que práticas pedagógicas mediadoras, como a resolução colaborativa de problemas, a escuta ativa e o incentivo ao pensamento crítico, tem o potencial de favorecer o desenvolvimento de habilidades como resiliência, empatia e autorregulação emocional nos alunos. Além disso, os dados revelam que a adoção de estratégias alinhadas às diretrizes da BNCC e da BNC-Formação possibilitam fortalecer a integração entre ensino cognitivo e desenvolvimento socioemocional. Conclui-se que o professor de Matemática pode desempenhar um papel fundamental como mediador do processo de ensino e aprendizagem e que sua atuação é capaz de ser aprimorada por meio de formações continuadas e políticas institucionais que promovam uma abordagem mais humanizada e interdisciplinar no ensino de Matemática. É necessário repensar o ensino de Matemática não apenas como um espaço de transmissão de conhecimento, mas como uma prática pedagógica que favoreça o desenvolvimento integral dos estudantes, em que o professor atua como um catalisador de mudanças significativas. |
Resumen : | This text presents the results of a study that aimed to characterize the role of the mathematics teacher as a promoter of the development of socio-emotional competencies in high school students, based on the understanding that pedagogical practices can contribute to the integral formation of students. The central hypothesis is that the classroom functions as a dynamic and unpredictable system, similar to what Edward Lorenz's Chaos Theory proposes, in which small changes in the teaching approach can generate significant impacts on students' learning and socio-emotional development. To support the research, references were used such as Feuerstein's 13 Mediation Criteria, proposed by Meier and Garcia (2007) for the teacher-student relationship, the 10 Teacher Commandments by Polya (1984) in favor of pedagogical practice, socio-emotional learning (SEL) in the school context, based on the work of the Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (CASEL), a leading organization in SEL research and practice, and normative documents such as the Common National Curriculum Base (BNCC) and the Common National Base for Teacher Training (BNC-Formação). The methodology adopted was qualitative, using the content analysis proposed by Bardin (2011) to examine semi-structured interviews conducted with 11 mathematics teachers from the Aracaju- SE public school system. The bibliographic review was conducted using data available in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), allowing for an in-depth contextualization of socio-emotional competences in mathematics teaching. The research also included a documentary analysis of normative references for Brazilian education. The results indicate that, despite the recognition of the importance of socio-emotional competences, many teachers face structural challenges, such as a lack of specific training, curriculum overload and pressure for academic results, often driven by external assessments promoted by government bodies and institutional demands for better performance rates. However, it has been shown that mediating pedagogical practices, such as collaborative problem-solving, active listening and encouraging critical thinking, have the potential to foster the development of skills such as resilience, empathy and emotional self-regulation in students. In addition, the data shows that adopting strategies in line with the BNCC and BNC-Formação guidelines makes it possible to strengthen the integration between cognitive teaching and socio-emotional development. The conclusion is that mathematics teachers can play a fundamental role as mediators in the teaching and learning process and that their performance can be improved through ongoing training and institutional policies that promote a more humanized and interdisciplinary approach to mathematics teaching. It is necessary to rethink the teaching of mathematics not just as a space for transmitting knowledge, but as a pedagogical practice that favors the integral development of students, in which the teacher acts as a catalyst for significant changes. |
Palabras clave : | Competências socioemocionais Educação socioemocional Professor de matemática Habilidades sociais Educação Socio-emotional competencies Socio-emotional education Math teacher |
Área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma : | por |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citación : | SANTOS, Vitor Felipe Moura Souza. Uma caracterização do papel do professor de matemática para o desenvolvimento de competências socioemocionais em alunos do ensino médio – Aracaju (SE). 2025. 182 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22239 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
VITOR_FELIPE_MOURA_SOUZA_SANTOS.pdf | 3,9 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.