Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22689
Tipo de Documento: Artigo
Título: Análise da produção acadêmica sobre sexualidade e gênero nas práticas educativas de docentes do ensino médio: uma revisão sistemática durante o período de 2018 a 2023
Título(s) alternativo(s): Análisis de la producción académica sobre sexualidad y género em las prácticas educativas de profesores de escuela secundaria: uma revisión sistemática durante el periodo 2018 a 2023
Analysis of academic production on sexuality and gender in the educational practices of high school teachers: a systematic review during the period from 2018 to 2023
Autor(es): Paiva, Raynna de Carvalho
Cardoso, Lívia de Rezende
Data do documento: 2024
Resumo: Este artigo corresponde a uma seção específica da pesquisa de dissertação em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, centrada na análise da produção de contracondutas em relação à diversidade sexual e degênero nos Centros de Excelência de Aracaju. Realizou-se uma revisão de literatura com o propósito de analisar a produção acadêmica sobre sexualidade e gênero nas práticas educativas de docentes do ensino médio. A busca ocorreu na BDTD e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, resultando na seleção de 14 pesquisas científicas. A revisão evidenciou que muitos/as docentes enfrentam obstáculos para incluir as temáticas em suas aulas, como falta de conhecimento, resistências e inseguranças, destacando a necessidade de capacitação. Contudo, também aponta uma conscientização crescente sobre a importância de abordar questões de sexualidade e gênero de maneira inclusiva e respeitosa na sala de aula.
Abstract: Este artículo corresponde a uma sección específica de la investigación de tesis que se realiza em el Programa de Postgrado em Educación de la Universidad Federal de Sergipe, centrándose em el análisis de la producción de contraconductas em relación a la diversidad sexual y de género em los Centros de Excelencia. Em Aracajú. Se realizó uma revisión bibliográfica com el objetivo de analizar la producción académica sobre sexualidad y género em las prácticas educativas de docentes de secundaria. La búsqueda se realizó em la BDTD y em el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la CAPES, resultando em la selección de 14 estudios científicos. La revisión mostró que muchos docentes enfrentan obstáculos para incluir los temas em sus clases, como falta de conocimiento, resistencia e inseguridad, destacando la necesidad de capacitación. Sin embargo, también apunta a uma creciente conciencia sobre la importancia de abordar las cuestiones de sexualidad y género de manera inclusiva y respetuosa em el aula.
This article corresponds to a specific section of the dissertation research being carried out in the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Sergipe, focusing on the analysis of the production of counter-conduct in relation to sexualand gender diversity in the Centers of Excellence in Aracaju. A literature review was carried out with the aim of analyzing academic production on sexuality and gender in the educational practices of secondary school teachers. The search took place in theBDTD and the CAPES Catalog of Theses and Dissertations, resulting in the selection of 14 scientific studies. The review showed that many teachers face obstacles to including the themes in their classes, such as lack of knowledge, resistance and insecurity, highlighting the need for training. However, it also points to a growing awareness of the importance of addressing issues of sexuality and gender in an inclusive and respectful manner in the classroom.
Palavras-chave: Revisão de literatura
Sexualidade
Gênero
Professores/as
Produção acadêmica
Revisión de literatura
Sexualidad
Género
Profesores
Literature review
Sexuality
Gender
Teachers
ISSN: 2358-8853
Parte de : Revista Diversidade e Educação
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola
Citação: PAIVA, R. C.; CARDOSO, L. R. Análise da produção acadêmica sobre sexualidade e gênero nas práticas educativas de docentes do ensino médio: uma revisão sistemática durante o período de 2018 a 2023. Revista Diversidade e Educação, Rio Grande, v. 12, n. 1, p. 926-950, 2024. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/17404/11167. Acesso em: 11 jul. 2025.
Licença: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22689
Aparece nas coleções:DED - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProducaoAcademicaSexualidadeEnsinoMedio.pdf775,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.