Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23100
Tipo de Documento: Tese
Título: Educação, capoeira e saber menor: cinefalografia com romances de Jorge Amado
Autor(es): Machado, Tatiane Trindade
Data do documento: 28-Jul-2025
Orientador: Feldens, Dinamara Garcia
Resumo: Esta tese experimenta a capoeira como um saber menor no campo da educação, em interlocução com o conceito de “literatura menor” proposto por Gilles Deleuze e Félix Guattari na obra sobre Franz Kafka para compreender de que maneira a capoeira pode ser entendida como saber menor em conversação com os filmes Capitães da Areia e Jubiabá, em meio à educação. Com o intuito de compor esse percurso, utiliza-se a cartografia como ferramenta metodológica, entendida como prática estética e inventiva de mapeamento do campo, alinhada aos princípios Deleuze- Guattarianos. No decorrer do processo, desenvolvi o método da “cinefalografia”, um procedimento metodológico de grafia dos filmes que destaca cenas em que a capoeira aparece ou se faz sentir, abrindo espaço para conversações com os filmes a partir de afectos e perceptos, além do conceito de saber menor. Para contar a história da capoeira, criei o personagem Pedro Navalha, entendendo, conforme Deleuze, que quando pretendemos escrever, precisamos criar/inventar. Assim, desdobram-se modos de pensar a capoeira como saber menor, na sua potência de criação, resistência e reinvenção dentro do campo da educação, abrindo linhas para outras experiências e práticas pedagógicas não hegemônicas.
Abstract: This thesis explores capoeira as saber menor (minor knowledge) within the field of education, in dialogue with the concept of “minor literature” proposed by Gilles Deleuze and Félix Guattari in their work on Franz Kafka. How can capoeira be understood as saber menor in conversation with the films Capitães da Areia (Captains of the Sands) and Jubiabá, within the scope of education? The central objective is to understand how capoeira can be apprehended as saber menor, taking as instruments the films Capitães da Areia and Jubiabá, adaptations of Jorge Amado’s works. To compose this path, cartography is used as a methodological tool, understood as an aesthetic and inventive practice of field mapping, aligned with Deleuzo-Guattarian principles. Throughout the process, I developed the method of “cinephalography,” a methodological procedure of film writing that highlights scenes in which capoeira appears or resonates, opening space for conversations with the films through affects and percepts, as well as the concept of saber menor. To tell the story of capoeira, I created the character Pedro Navalha, following Deleuze’s idea that when we intend to write, we need to create/invent. Thus, ways of thinking about capoeira unfold as saber menor, in its power of creation, resistance, and reinvention within the field of education, opening lines toward other experiences and non-hegemonic pedagogical practices.
Esta tesis explora la capoeira como saber menor (conocimiento menor) en el campo de la educación, en diálogo con el concepto de “literatura menor” propuesto por Gilles Deleuze y Félix Guattari en su obra sobre Franz Kafka. ¿De qué manera puede entenderse la capoeira como saber menor en conversación con las películas Capitanes de la Arena (Capitães da Areia) y Jubiabá, en el ámbito de la educación? El objetivo central es comprender cómo la capoeira puede ser aprehendida como saber menor, tomando como instrumentos las películas Capitanes de la Arena y Jubiabá, adaptaciones de las obras de Jorge Amado. Para componer este recorrido, se utiliza la cartografía como herramienta metodológica, entendida como práctica estética e inventiva de mapeo del campo, alineada con los principios deleuzo-guattarianos. A lo largo del proceso, desarrollé el método de la “cinefalografía”, un procedimiento metodológico de escritura de los filmes que destaca escenas en las que la capoeira aparece o se hace sentir, abriendo espacio para conversaciones con las películas a partir de afectos y perceptos, además del concepto de saber menor. Para contar la historia de la capoeira, creé al personaje Pedro Navalha, siguiendo la idea de Deleuze de que cuando pretendemos escribir, necesitamos crear/inventar. Así, se despliegan modos de pensar la capoeira como saber menor, en su potencia de creación, resistencia y reinvención dentro del campo de la educación, abriendo líneas hacia otras experiencias y prácticas pedagógicas no hegemónicas.
Palavras-chave: Educação
Capoeira
Cinefalografia
Prática de ensino
Jorge Amado
Gilles Deleuze
Saber menor
Education
Cinephalography
Educación
Cinefalografía
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: MACHADO, Tatiane Trindade. Educação, capoeira e saber menor: cinefalografia com romances de Jorge Amado. 2025. 295 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23100
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TATIANE_TRINDADE_MACHADO.pdf2,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.