Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23120
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Educação empreendedora e a pedagogia crítica freireana: um estudo sobre o projeto de vida no ensino médio em escolas públicas de Alagoas
Autor(es): Américo, Paulo Diego Assis de Freitas
Data do documento: 30-Jul-2025
Orientador: Araujo, Gracyanne Freire
Resumo: A Educação Empreendedora é uma abordagem pedagógica que busca desenvolver competências nos estudantes, incentivando a autonomia, a resolução de problemas e o planejamento de trajetórias pessoais e profissionais. Quando articulada à pedagogia crítica freireana, a EE adquire um caráter emancipador, permitindo que os estudantes reflitam sobre suas realidades e se reconheçam como sujeitos capazes de transformá-las. Nesse contexto, o componente curricular Projeto de Vida, presente nos itinerários formativos do Novo Ensino Médio e institucionalizado em Alagoas por meio do Referencial Curricular (RECAL), torna-se um espaço estratégico para o desenvolvimento dessas competências. No entanto, sua implementação nas escolas públicas ainda apresenta fragilidades pedagógicas, ausência de diretrizes claras e pouca integração dos eixos estruturantes, como o empreendedorismo. Com base nisso, esta pesquisa teve como objetivo compreender o desenvolvimento do projeto de vida no âmbito da EE no ensino médio em escolas públicas de Alagoas, à luz da pedagogia crítica freireana. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, de natureza interpretativista, com estudo de caso em duas escolas da rede estadual de Alagoas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com professores e coordenadores pedagógicos, bem como grupos focais com estudantes ativos e egressos. A análise de conteúdo foi utilizada como técnica para interpretar os dados. Os resultados evidenciam que embora o componente Projeto de Vida seja reconhecido como importante por professores e estudantes, sua efetividade é limitada pela ausência de práticas pedagógicas empreendedoras sistematizadas, o que causa um desalinhamento com os eixos estruturantes da BNCC e a carência de uma formação docente voltada para o ensino do empreendedorismo. A pesquisa contribui para uma reflexão sobre a EE no Ensino Médio, ao integrar a EE e pedagogia crítica fortalecendo o protagonismo juvenil e ampliando o sentido formativo do Projeto de Vida no ensino médio.
Abstract: Entrepreneurship Education is a pedagogical approach that aims to develop students’ competencies by encouraging autonomy, problem-solving, and the planning of personal and professional trajectories. When articulated with Paulo Freire’s critical pedagogy, EE acquires an emancipatory character, enabling students to reflect on their realities and recognize themselves as agents of transformation. In this context, the "Projeto de Vida" curricular component, part of the New High School framework and institutionalized in Alagoas through the Referencial Curricular (RECAL), becomes a strategic space for developing such competencies. However, its implementation in public schools still faces pedagogical challenges, such as the absence of clear guidelines and limited integration of structuring axes like entrepreneurship. This study aimed to understand the development of life projects through EE in public high schools in Alagoas, guided by Freire’s critical pedagogy. Adopting a qualitative, interpretative case study approach in two state schools, data were collected through semi-structured interviews with teachers and pedagogical coordinators and focus groups with active and former students. Content analysis was used to interpret the data. Results show that while Projeto de Vida is perceived as important, its effectiveness is limited by the lack of systematized entrepreneurial pedagogical practices, misalignment with BNCC’s structuring axes, and the absence of teacher training in entrepreneurship. This research contributes to the debate on EE in secondary education by integrating EE with critical pedagogy, strengthening youth protagonism, and enhancing the formative purpose of Projeto de Vida.
Palavras-chave: Administração pública
Ensino médio
Empreendedorismo
Pedagogia crítica freireana
Educação empreendedora
Projeto de vida
Escolas públicas - Alagoas
Entrepreneurship education
Critical pedagogy
Life project
New high school
Public schools - Alagoas
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Administração
Citação: AMÉRICO, Paulo Diego Assis de Freitas. Educação empreendedora e a pedagogia crítica freireana: um estudo sobre o projeto de vida no ensino médio em escolas públicas de Alagoas. 2025. 105 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23120
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULO_DIEGO_ASSIS_FREITAS_AMERICO.pdf4,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.