Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23383
Tipo de Documento: Monografia
Título: Conexões entre dança e cognição: saberes da experiência com o tirocínio docente
Autor(es): Silva, Kátia Suzane Prado da
Data do documento: 3-Set-2025
Orientador: Feitoza, Jonas Karlos de Souza
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a experiência do Tirocínio Docente na disciplina de Dança e Cognição do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Utilizando uma abordagem qualitativa, com revisão de literatura, este estudo articula conceitos-chave das Ciências Cognitivas, como plasticidade neural, neurônios-espelho, cinestesia e metáforas cognitivas para expandir os conhecimentos dos estudos em dança. Com foco nas abordagens da Fusion Bellydance e da improvisação em dança a escrita expõe conhecimentos significativos sobre o saber da experiência. Os resultados demonstram que a prática da dança combinada ao conhecimento neurocientífico, aprimora habilidades cognitivas sensoriais e expressivas para a promoção da escuta corporal e da empatia motora co-implicada com a perspectiva da Cognição Corporificada (Lakoff; Johnson, Rosch 2016; Desai et al., 2011; Wilson et al., 2013) no fazer da dança.
Abstract: This undergraduate thesis presents the experience of the Teaching Practicum in the course Dance and Cognition of the Dance Licentiate Program at the Federal University of Sergipe (UFS). Using a qualitative approach and literature review, this study articulates key concepts from Cognitive Sciences such as neural plasticity, mirror neurons, kinesthesia, and cognitive metaphors to expand the knowledge base within dance studies. Focusing on Fusion Bellydance and dance improvisation, the writing highlights meaningful insights derived from experiential knowledge. The results indicate that the practice of dance, when combined with neuroscientific understanding, enhances sensory, expressive, and cognitive abilities, promoting bodily awareness and motor empathy co-implicated with the perspective Embodied Cognition (Lakoff; Johnson, Rosch 2016; Desai et al., 2011; Wilson et al., 2013) in the act of dancing
Palavras-chave: Dança
Arte
Estudo
Ensino
Cognição
Dance
Cognition
Fusion Bellydance
Teaching Practicum
Dance teaching
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DDA - Departamento de Dança – Laranjeiras - Presencial
Citação: SILVA, Kátia Suzane Prado da. Conexões entre dança e cognição: saberes da experiência com o tirocínio docente. 2025. 35 f. Monografia (Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23383
Aparece nas coleções:Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kátia_Suzane_Prado_Silva.pdf3,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.