Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23383
Tipo de Documento: Monografia
Título : Conexões entre dança e cognição: saberes da experiência com o tirocínio docente
Autor : Silva, Kátia Suzane Prado da
Fecha de publicación : 3-sep-2025
Director(a): Feitoza, Jonas Karlos de Souza
Resumen: Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a experiência do Tirocínio Docente na disciplina de Dança e Cognição do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Utilizando uma abordagem qualitativa, com revisão de literatura, este estudo articula conceitos-chave das Ciências Cognitivas, como plasticidade neural, neurônios-espelho, cinestesia e metáforas cognitivas para expandir os conhecimentos dos estudos em dança. Com foco nas abordagens da Fusion Bellydance e da improvisação em dança a escrita expõe conhecimentos significativos sobre o saber da experiência. Os resultados demonstram que a prática da dança combinada ao conhecimento neurocientífico, aprimora habilidades cognitivas sensoriais e expressivas para a promoção da escuta corporal e da empatia motora co-implicada com a perspectiva da Cognição Corporificada (Lakoff; Johnson, Rosch 2016; Desai et al., 2011; Wilson et al., 2013) no fazer da dança.
Resumen : This undergraduate thesis presents the experience of the Teaching Practicum in the course Dance and Cognition of the Dance Licentiate Program at the Federal University of Sergipe (UFS). Using a qualitative approach and literature review, this study articulates key concepts from Cognitive Sciences such as neural plasticity, mirror neurons, kinesthesia, and cognitive metaphors to expand the knowledge base within dance studies. Focusing on Fusion Bellydance and dance improvisation, the writing highlights meaningful insights derived from experiential knowledge. The results indicate that the practice of dance, when combined with neuroscientific understanding, enhances sensory, expressive, and cognitive abilities, promoting bodily awareness and motor empathy co-implicated with the perspective Embodied Cognition (Lakoff; Johnson, Rosch 2016; Desai et al., 2011; Wilson et al., 2013) in the act of dancing
Palabras clave : Dança
Arte
Estudo
Ensino
Cognição
Dance
Cognition
Fusion Bellydance
Teaching Practicum
Dance teaching
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DDA - Departamento de Dança – Laranjeiras - Presencial
Citación : SILVA, Kátia Suzane Prado da. Conexões entre dança e cognição: saberes da experiência com o tirocínio docente. 2025. 35 f. Monografia (Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2025.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23383
Aparece en las colecciones: Dança

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Kátia_Suzane_Prado_Silva.pdf3,08 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.