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Tipo de Documento: Monografia
Título: Abordagem didática sobre serpentes nos livros didáticos aprovados no PNLD-2020 e 2024 : uma análise no contexto do ensino de ciências de Sergipe
Autor(es): Santiago, Alice Barros
Data do documento: 25-Jun-2025
Orientador: Santos, Sindiany Suelen Caduda dos
Resumo: Apesar de sua importância ecológica, as serpentes estão cada vez mais ameaçadas por ações antrópicas, incluindo a perseguição e morte de indivíduos pela população. Esse comportamento é frequentemente motivado pelo medo, reforçado por mitos e crenças que associam esses animais de forma negativa. Diante desse cenário, promover o acesso a informações de qualidade é essencial para desmistificar essas concepções equivocadas. Nesse contexto, os livros didáticos representam um recurso fundamental para a disseminação do conhecimento a fim de promover uma percepção mais positiva sobre as serpentes. Este trabalho teve como objetivo avaliar a abordagem didática dos conteúdos relacionados às serpentes, nos livros didáticos do 7º ano do ensino fundamental, solicitados no PNLD-2020 e PNLD-2024, por escolas da rede pública estadual sergipana. Para isso, foram investigados os aspectos biológicos e de conservação das serpentes presentes nas obras analisadas, bem como identificada a similitude entre elas, com vistas à proposição de material complementar à obra de 2024. As obras foram coletadas no portal do Sistema do Material Didático (SIMAD) e, em seguida, avaliadas com base em critérios elaborados, utilizando como referência os guias dos PNLDs 2020 e 2024, a Base Comum Curricular (BNCC) e a avaliação por rubricas. Além disso, foi realizada uma análise de similitude com o intuito de fundamentar a proposta de material complementar à obra de 2024. Os resultados indicaram que ambas as coleções apresentam uma abordagem reduzida não apenas sobre as serpentes, mas sobre a herpetofauna em geral ao longo dos textos. Também foi observada uma redução no detalhamento dos conteúdos relacionados aos acidentes ofídicos na obra mais recente, o que ressalta a importância de promover a análise crítica do material didático a ser utilizado em sala de aula.
Palavras-chave: Biologia
Ensino superior (UFS)
Animais não carismáticos
Livros didáticos
Educação em saúde
Serpentes
Educação ambiental
Percepção e conservação da fauna
Sistema do Material Didático (SIMAD)
Base Comum Curricular (BNCC)
área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citação: Santiago, Alice Barros. Abordagem didática sobre serpentes nos livros didáticos aprovados no PNLD-2020 e 2024 : uma análise no contexto do ensino de ciências de Sergipe. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23542
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