Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23543
Tipo de Documento: Monografia
Título: O uso de jogos didáticos como metodologia ativa no ensino de biologia : uma revisão bibliográfica
Autor(es): Machado, Barbara
Data do documento: 2-Jun-2025
Orientador: Charlot, Veleida Anahi Cápua da Silva
Resumo: Com o avanço das tecnologias e o fácil acesso à informação, torna-se necessário repensar o modelo tradicional de ensino, que prioriza a memorização em detrimento da compreensão crítica. Nesse contexto, metodologias ativas, como os jogos didáticos, despontam como estratégias inovadoras que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo identificar, por meio de uma revisão bibliográfica, as contribuições do uso de jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem da Biologia no ensino médio. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo do tipo exploratória e descritiva, realizada por meio da plataforma Google Acadêmico e SciElo. Foram selecionados 8 estudos publicados entre 2019 e 2022 que atendem aos critérios de seleção e exclusão pré-definidos. Os resultados apontam que o uso de jogos como recurso pedagógico favorece o engajamento dos estudantes, promove a interação social, estimula o pensamento crítico e amplia a compreensão dos conteúdos biológicos, tornando o ensino mais significativo e dinâmico. Com isso, conclui-se que os jogos didáticos podem ser um recurso viável para tornar o ensino de biologia mais descontraído e eficaz. Contribuindo para uma nova percepção acerca dos conteúdos de biologia, introduzindo novos conhecimentos para o aluno.
Abstract: With the advancement of technologies and easy access to information, it is necessary to rethink the traditional teaching model, which prioritizes memorization over critical understanding. In this context, active methodologies, such as educational games, emerge as innovative strategies that place the student at the center of the learning process. This study aims to identify, through a bibliographic review, the contributions of the use of educational games in the teaching and learning process of Biology in high school. This is a qualitative, exploratory and descriptive research, carried out through the Google Scholar and SciElo platforms. Eight studies published between 2019 and 2022 that meet the predefined selection and exclusion criteria were selected. The results indicate that the use of games as a pedagogical resource favors student engagement, promotes social interaction, stimulates critical thinking and broadens the understanding of biological content, making teaching more meaningful and dynamic. Therefore, it is concluded that educational games can be a viable resource to make biology teaching more relaxed and effective. Contributing to a new perception about biology content, introducing new knowledge to the student.
Palavras-chave: Biologia
Ensino superior (UFS)
Ensino de biologia
Jogos didáticos
Metodologia ativa
Biology teaching
Educational games
Active methodology
área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citação: Machado, Barbara. O uso de jogos didáticos como metodologia ativa no ensino de biologia : uma revisão bibliográfica. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23543
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Barbara_Machado.pdf396,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.