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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23621| Tipo de Documento: | Dissertação |
| Título: | O RPG como ferramenta mobilizadora do pensamento crítico no desenvolvimento de competências socioemocionais no ensino de ciências |
| Autor(es): | Santos, Bruno Leonardo Campos |
| Data do documento: | 27-Ago-2025 |
| Orientador: | Silva, Erivanildo Lopes da |
| Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo investigar o uso do Role-Playing Game (RPG) como ferramenta pedagógica capaz de promover o pensamento crítico e desenvolver competências socioemocionais no ensino de Ciências. A pesquisa foi conduzida com estudantes do Ensino Médio em uma escola pública estadual localizada na região do Baixo São Francisco, em Sergipe, e utilizou como base metodológica o Design Research, articulando ciclos de planejamento, intervenção e reformulação. A proposta consistiu na construção coletiva de um jogo de RPG digital, ambientado em problemáticas socioambientais reais da comunidade, utilizando a plataforma RPG Maker MV. A análise dos dados envolveu a triangulação entre a matriz teórica elaborada (pensamento crítico × competências socioemocionais), os registros das interações com os estudantes e a avaliação do protótipo por especialistas. Os resultados demonstram que o RPG se configurou como um dispositivo formativo dinâmico, capaz de mobilizar capacidades do pensamento crítico e as competências socioemocionais. O jogo proporcionou experiências de aprendizagem situadas e reflexivas, nas quais os estudantes puderam exercitar o pensamento crítico em contextos significativos. Ao assumir papéis ativos na resolução de dilemas narrativos, os participantes não apenas mobilizaram saberes, mas também reconstruíram sentidos sobre ciência, ética e cidadania, reforçando seu protagonismo no processo formativo. Por fim, o trabalho reafirma o potencial do RPG como estratégia de ensino interdisciplinar, crítica e afetiva, capaz de articular ciência, cultura e tecnologia na formação integral dos estudantes |
| Abstract: | This dissertation aims to investigate the use of Role-Playing Games (RPGs) as a pedagogical tool to promote critical thinking and develop socio-emotional competencies in science education. The research was carried out with high school students from a public school located in the Baixo São Francisco region, in Sergipe, Brazil, and was grounded in the Design-Based Research (DBR) methodology, involving cycles of planning, intervention, and refinement. The educational intervention consisted of the collaborative development of a digital RPG, built using RPG Maker MV and thematically centered on real environmental issues from the students' local community. Data analysis combined the theoretical matrix (critical thinking × socio-emotional competencies), students’ interaction records, and expert evaluations of the game prototype. The findings indicate that the RPG served as a dynamic formative device, capable of mobilizing key competencies such as decision-making, argument analysis, empathy, social awareness, and collaboration. The game enabled students to engage in meaningful, context-driven learning experiences, reinforcing youth protagonism and the reflective construction of knowledge. Ultimately, this study highlights the potential of RPGs as interdisciplinary, critical, and affective teaching strategies that integrate science, culture, and subjectivity in students' holistic development. |
| Palavras-chave: | Ensino de Ciências Pensamento crítico Habilidades pessoais Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Jogos de fantasia Role-Playing Game (RPG) Competências socioemocionais Science education Critical thinking Role-Playing Game Socio-emotional competencies |
| área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Agência de fomento: | Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE |
| Idioma: | por |
| Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
| Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
| Citação: | SANTOS, Bruno Leonardo Campos. O RPG como ferramenta mobilizadora do pensamento crítico no desenvolvimento de competências socioemocionais no ensino de ciências. 2025. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025. |
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23621 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
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