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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23655| Tipo de Documento: | Dissertação |
| Título: | Educadora ambiental: ações propositivas para sustentabilidade em escolas no município de Nossa Senhora do Socorro/SE |
| Autor(es): | Santos, Yasmin Gomes |
| Data do documento: | 31-Jul-2025 |
| Orientador: | Queiroz, Albérico Nogueira de |
| Coorientador: | Soares, Maria José Nascimento |
| Resumo: | Esta dissertação analisou a atuação de uma educadora ambiental e investigou como as iniciativas de Educação Ambiental implementadas pela SEMMA de Nossa Senhora do Socorro/SE contribui com a sensibilização escolar em relação ao ambiente natural. Partiu-se da hipótese de que a “Educação Ambiental promovida pela SEMMA desempenha um papel significativo na mudança de ações e atitudes no contexto escolar, favorecendo uma transformação atitudinal positiva”. A pesquisa adotou uma abordagem qualiquantitativa e descritiva, fundamentando-se no método da escrevivência de Conceição Evaristo (1996) e no método hipotético-dedutivo de Karl Popper (1975). Os procedimentos metodológicos envolveram a revisão de referenciais teóricos, a caracterização da área de estudo; compreendendo três escolas municipais: Abelardo Pereira de Melo, José Teixeira da Cruz e Professora Maria Rizonete Silva, a aplicação de questionários com diretores, coordenadores e professores, bem como alunos do quarto e quinto ano do ensino fundamental menor, das entrevistas semiestruturadas com os gestores e as coordenadoras de Educação Ambiental da SEMMA. A análise dos dados revelou que a SEMMA exerce um papel relevante na promoção da Educação Ambiental no município. Contudo, identificou-se a necessidade de fortalecer uma abordagem crítica e decolonial, visando a uma educação ambiental mais emancipatória e sustentável. |
| Abstract: | This dissertation analyzes the work of an environmental educator and investigates how the environmental education initiatives implemented by the Municipal Department of the Environment of Nossa Senhora do Socorro-SE (SEMMA) influence school behavior towards the natural environment. The research is based on the hypothesis that the Environmental Education promoted by SEMMA plays a significant role in changing actions and attitudes in the school context, favoring a positive attitudinal transformation. The study adopts a qualitative and quantitative descriptive approach, based on the method of "escrevivência" by Conceição Evaristo (1996) and the hypothetical-deductive method of Karl Popper (1975). The methodological procedures included a theoretical framework review, the characterization of the study area; comprising three municipal schools: Abelardo Pereira de Melo, José Teixeira da Cruz, and Professora Maria Rizonete Silva, the application of questionnaires to principals, coordinators, and teachers, semi-structured interviews with the manager and the environmental education coordinators of SEMMA, and questionnaires with 4th and 5th grade students. The data analysis showed that SEMMA plays a relevant role in promoting Environmental Education in the municipality. However, it was identified the need to strengthen a critical and decolonial approach, aiming for a more emancipatory education and sustainable. |
| Palavras-chave: | Educação ambiental Escrevivência Gestão ambiental Política pública Environmental education Environmental management Public policy |
| área CNPQ: | OUTROS |
| Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
| Idioma: | por |
| Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
| Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente |
| Citação: | SANTOS, Yasmim Gomes. Educadora ambiental: ações propositivas para sustentabilidade em escolas no município de Nossa Senhora do Socorro/SE. 2025. 127 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025. |
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23655 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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