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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Documentação pedagógica e docência na educação infantil: processos compartilhados entre diferentes professoras
Autor(es): Reis, Vanessa Mendes
Data do documento: 31-Jul-2025
Orientador: Ramos, Tacyana Karla Gomes
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender os sentidos e os modos de utilização da documentação pedagógica no contexto da Educação Infantil em uma escola municipal de Quijingue-BA. A partir das narrativas de cinco professoras das turmas de creche e pré-escola, procurou-se entender as contribuições dos processos de constituição da documentação pedagógica como elemento qualitativo que atribui sentidos ao cotidiano, traduz o vivido e cria memórias sobre práticas educativo-pedagógicas realizadas com as crianças. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa tendo como instrumentos de produção de dados entrevistas semiestruturadas, análise documental e observação. A fundamentação teórico-metodológica do estudo dialoga com a perspectiva de autores, tais como: Oliveira-Formosinho e Pascal (2019), Fochi (2019), Ostetto (2017), Gil (2008), dentre outros. Os elementos de registros analíticos foram organizados em quatro categorias principais: (1) Sentidos atribuídos à documentação pedagógica, (2) Práticas e ações com as crianças, (3) Desafios e limitações no cotidiano docente, (4) Apropriação institucional e relação com o Projeto Político Pedagógico da instituição investigada. De modo geral, apesar da importância atribuída à documentação pedagógica, as professoras destacaram uma série de dificuldades enfrentadas para realizá-la de maneira sistemática: falta de tempo, escassez de materiais pedagógicos, ausência de recursos tecnológicos, carga horária elevada e a necessidade constante de improvisação.
Abstract: The present research aims to understand the meanings and ways in which pedagogical documentation is used in the context of Early Childhood Education in a municipal school in Quijingue, Bahia. Based on the narratives of five teachers from nursery and preschool classes, the study sought to understand the contributions of the processes involved in the construction of pedagogical documentation as a qualitative element that gives meaning to everyday life, represents lived experiences, and creates memories of educational practices carried out with children. To this end, a qualitative study was conducted using semi-structured interviews, document analysis, and observation as data production instruments. The theoretical and methodological foundation of the study is supported by the perspectives of authors such as Oliveira-Formosinho and Pascal (2019), Fochi (2019), Ostetto (2017), Gil (2008), among others. The analytical records were organized into four main categories: (1) Meanings attributed to pedagogical documentation; (2) Practices and actions with children; (3) Challenges and limitations in teachers’ daily routines; and (4) Institutional appropriation and its relationship with the Political-Pedagogical Project of the investigated institution. Overall, although recognizing the importance of pedagogical documentation, the teachers reported various difficulties in carrying it out systematically, such as lack of time, scarcity of pedagogical materials, absence of technological resources, long working hours, and the constant need for improvisation.
Palavras-chave: Educação infantil
Escolas
Documentos públicos
Prática de ensino
Professores de educação infantil
Educação
Estudo e ensino
Documentação pedagógica
Narrativas docentes
Pedagogical documentation
Early childhood education
Teacher narratives
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: REIS, Vanessa Mendes. Documentação pedagógica e docência na educação infantil: processos compartilhados entre diferentes professoras. 2025. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23949
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