Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24049| Tipo de Documento: | Monografia |
| Título: | O corpo e suas pedagogias : análise das publicações de Thaís Carla e Virginia Fonseca |
| Autor(es): | Santos, Kathllen Kauanny Feitosa |
| Data do documento: | 2-Abr-2025 |
| Orientador: | Accorsi, Fernanda Amorim |
| Resumo: | A presente pesquisa é qualitativa e está ancorada nos pressupostos dos Estudos de Gênero e dos Estudos Culturais. A partir das discussões de Educação e Corpo, o objetivo geral é analisar as narrativas sobre o corpo difundidas por Virginia Fonseca e Thaís Carla em suas publicações no Instagram, compreendendo-as como pedagogias culturais que interpelam o imaginário social e orientam comportamentos, modos de ser, estar e existir no mundo. Foram estudadas três publicações de cada influenciadora e seus respectivos comentários, a fim de debater criticamente sobre os padrões de beleza e estimular reflexões que valorizem a diversidade e questionem ideais estéticos. Para orientar a pesquisa, foi perguntado: como os padrões de beleza, associados a características como raça, classe social e peso corporal, atravessam a percepção e o alcance das influenciadoras digitais? A interpretação da pesquisa é de que Virginia Fonseca perpetua os estereótipos de beleza hegemônicos, o que contrasta com Thais Carla, que desafia esses padrões, promovendo a diversidade corporal, mas ambas servem como lentes para investigar como diferentes representações são alvos de críticas da sociedade machista e patriarcal. Os resultados subsidiam sugestões de relações outras sobre corpo e educação. |
| Abstract: | This research is qualitative and is anchored in the assumptions of Gender Studies and Cultural Studies. Based on discussions on Education and Body, the general objective is to analyze the narratives about the body disseminated by Virginia Fonseca and Thaís Carla in their Instagram posts, understanding them as cultural pedagogies that question the social imaginary and guide behaviors, ways of being, existing and existing in the world. Three posts from each were updated, as well as their respective comments, in order to critically debate beauty standards and stimulate reflections that value diversity and question aesthetic ideals. To guide the research, the following question was asked: how do beauty standards, associated with characteristics such as race, social class and body weight, affect the perception and reach of digital influencers? The interpretation of the research is that Virginia Fonseca perpetuates hegemonic beauty stereotypes, which contrasts with Thais Carla, who challenges these standards, promoting body diversity, but both serve as lenses to investigate how diferente representations are targets of criticism from a sexist and patriarchal society. The results support suggestions for other relationships between the body and education. |
| Palavras-chave: | Diversidade Redes sociais Saúde mental Estudos de gênero Body Diversity Social networks Mental health |
| área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
| Departamento: | DEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencial |
| Citação: | SANTOS, Kathllen Kauanny Feitosa. O corpo e suas pedagogias: análise das publicações de Thaís Carla e Virginia Fonseca. 2025. 34 f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025. |
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24049 |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Kathllen_Kauanny_Feitosa_Santos.pdf | 738,94 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
