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Tipo de Documento: Dissertação
Título: As representações de gênero na formação de professores indígenas Xerente e expressão da violência
Autor(es): Milhomem, Maria Santana Ferreira dos Santos
Data do documento: 30-Abr-2010
Orientador: Cruz, Maria Helena Santana
Resumo: Com base na educação intercultural e nos estudos culturais esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar as representações sociais de gênero, as expressões de violência simbólica no cotidiano do trabalho docente no interior da comunidade indígena Xerente, para desvendar processos que sustentam as diferenças, a hierarquização e discriminação entre as integrantes desse grupo socialmente discriminado. A pesquisa se desenvolveu no Município de Tocantínia no Estado de Tocantins. A abordagem sobre a construção da identidade como princípio das desigualdades entre sexos, traz à tona os estudos sobre as categorias sociais de gênero e a construção da identidade de homens e mulheres entendendo-se que estes já são tratados de forma diferente a partir de seu nascimento, em função do sexo biológico e do meio cultural e social em que são gerados, culminando com frequência em expressões de violência simbólica. O estudo baseia-se em pesquisa qualitativa, realizada a partir de entrevistas do tipo histórias de vida com 6 (seis) mulheres professoras e 2 (dois) caciques da etnia Xerente e observações participantes, onde se verifica através da trajetória de vida e de trabalho, as representações de gênero presentes no cotidiano do grupo pesquisado. Os resultados informam que as práticas de vida das mulheres Xerente se constituem a partir da coabitação de permanências (convivem com a reprodução de posições de gênero bastante tradicionais) e mudanças (maior nível de escolarização, a assunção de novos papéis políticos, no trabalho, na economia familiar abrem possibilidades para a condição feminina). Constroem uma identidade em conflito: ora se orientam por valores da cultura tradicional, ora se orientam por valores da cultura ocidental capitalista. De um lado, fatores como a maior escolarização das mulheres, a assunção de novas atribuições políticas, no trabalho, na economia familiar, abrem possibilidades para ampliar os direitos e a cidadania. Por outro lado, os papéis masculinos mais tradicionais são reafirmados e enaltecidos nos discursos de homens e mulheres, na mesma proporção em que a crescente importância das mulheres na organização social e política tende a ser minorada.
Abstract: Based on the intercultural education studies as well as the cultural studies, this research aims at analysing the social and genre representations, and the expressions of symbolic violence into the teacher's daily work of indigenous Xerente comunity, in order to uncover the processes which sustain the differences, hierarchical relations and prejudice among the members of this socially discriminated group. The research was developed in Tocantínia town, State of Tocantins, Brazil. The approch concerning the construction of identity as a principle of sexual inequality brings in the studies of social categories of genre and indentity construction of men and women, having in mind that they are treated differently since they were born, either because of biological sex or their social and cultural milieu in which they are brought up, reaching its top with expressions of symbolic violence. This study is based on qualitative research, through Life History interviews with 6 (six) female teachers and 2 (two) male chiefs of Xerente ethnic group, besides participant observation, in which can be seen the life and work trajectory and genre representations of this group. The results show that the the daily lives of female Xerentes are organized from changes and permanencies cohabitation. Construct an identity in conflict: sometimes they guide themselves through the values of traditional culture; other times they guide themselves through the values of capitalist occidental culture. On one hand, factors such as higher schooling in the part of women, who take part on political matters, at work, on family economy, opens oportunities to broaden rights and citizenship. On the other hand, more traditional male roles are reaffirmed and seen into men and women's speech in the same proportion in which the growing importance of women in society and politicial organization tends to diminished.
Palavras-chave: Educação indígena
Relações de gênero
Poder
Desigualdade
Violência simbólica
Indigenous education
Genre relations
Power
Inequality
Symbolic violence
área CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Idioma: por
País: BR
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: MILHOMEM, Maria Santana Ferreira dos Santos. As representações de gênero na formação de professores indígenas Xerente e expressão da violência. 2010. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4651
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