Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9633
Tipo de Documento: Monografia
Título: Avaliação do uso de oficinas para aprendizagem significativa no ensino de ciências utilizando temas da paleontologia
Autor(es): Camilo, Júlia Paulina Guimarães
Data do documento: 20-Abr-2018
Orientador: Campos, Alexandre Liparini
Resumo: No presente trabalho, objetivou-se analisar se a aplicação de uma oficina contribuía na aprendizagem significativa no conteúdo de Zoologia de Invertebrados (Filo Mollusca), utilizando como meio de instrumento a Paleontologia. O trabalho foi realizado com uma turma de 24 alunos do sétimo ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Professora Ofenísia Soares Freire, localizado no município de Aracaju, SE. Para isso, foram elaborados moldes de moluscos fósseis utilizando alginato, no Laboratório de Paleontologia na Universidade Federal de Sergipe (LPUFS), e fichas informativas no formato A3, para uso na oficina, a fim de auxiliar na compreensão do conteúdo. Os questionários foram validados com alunos do oitavo ano, que já viram o conteúdo. Para que depois, questionários pré-testes, para alunos do sétimo ano, pudessem ser aplicados, para avaliar o conhecimento prévio do aluno sobre o assunto, e após a oficina, questionários pós-testes, para averiguar se houve conhecimento assimilado com a prática. O conjunto de respostas foram analisadas estatisticamente, com o uso do teste de normalidade e o teste T de Student, que verificava se tais médias apresentavam uma diferença significativa. Os resultados foram positivos, com as médias de pré e pós-testes de 3,85 e 5,70, respectivamente. Dessa forma, conclui-se que essas metodologias ativas alternativas contribuem para o conhecimento significativo do aluno, já que na construção de réplicas dos fósseis houve a participação ativa, e o interesse pelas peças antigas de animais já extintos, facilitando no processo de ensino e aprendizagem
Palavras-chave: Biologia
Ensino de biologia
Metodologia de ensino
Invertebrados
Moluscos
Fósseis
área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citação: Camilo, Júlia Paulina Guimarães. Avaliação do uso de oficinas para aprendizagem significativa no ensino de ciências utilizando temas da paleontologia. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9633
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Julia_Paulina_Guimarães_Camilo.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.