Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9999
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Contribuições do PIBID para a formação continuada do professor: percepções, saberes e práticas
Autor(es): Oliveira, Tamires de
Data do documento: 2016
Resumo: A formação continuada do professor é fundamental para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem nas escolas brasileiras. Nessa perspectiva, ressaltamos que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), tem proporcionado aos seus professores supervisores, docentes da educação básica de escolas públicas, a oportunidade de avançar na sua formação profissional. Porém, observa-se que ainda há certa lacuna no que tange as pesquisas qualitativas sobre as percepções deste docente acerca de seu próprio papel no PIBID e suas crenças sobre as implicações desta formação para seus alunos. Assim, tivemos por objetivo, nesse estudo, compreender como os supervisores do subprojeto inglês do PIBID da Universidade Federal de Sergipe, percebem seu papel no referido projeto e como eles o avaliam para a sua formação continuada. Como ferramenta de coleta de dados da investigação, optamos por aplicar um questionário contendo perguntas fechadas e abertas, nas quais os pesquisados tiveram condições de expressar livremente seus pensamentos. Nossa fundamentação teórica está alicerçada, sobretudo, nas pesquisas de Gadotti (2005), Gimenez (2011), Nunes (2000), Perrenoud (2001), Rojo (2013), e Tardif (2010). No momento, a pesquisa ainda está sendo executada, portanto ainda não temos os resultados finais.
Palavras-chave: Formação de professores
Formação continuada de professores
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do III SEFELI, v. 3, 2016
Idioma: por
Instituição/Editora: LINC/UFS
Citação: OLIVEIRA, T. de. Contribuições do PIBID para a formação continuada do professor: percepções, saberes e práticas. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 3., 2015, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2016. p. 192-200.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9999
Aparece nas coleções:III Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ContribuicoesPIBIDFormacao.pdf70,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.