Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15465
Document Type: Caderno pedagógico
Title: Caderno de Leitura: o ensino da compreensão do gênero textual tirinha
Authors: Mendonça, Maria Hedenilza
Issue Date: 22-Oct-2020
Advisor: Silva, Denson André Pereira da
Resumo : Como a base deste trabalho está direcionada para o ensino de estratégias de leitura que auxiliem na compreensão do gênero tirinha, precisamos antes conhecer as teorias que fundamentaram a pesquisa e que alicerçam as atividades práticas propostas. Nesse sentido, contamos com os estudos sobre os gêneros textuais de Marcuschi, com a visão interacionista de Kleiman, com a perspectiva psicolinguística da leitura de Leffa e Solé e com abordagens sobre a caracterização e a funcionalidade do gênero tirinha de Cagnin e de Ramos, entre outras contribuições. Além de fundamentarem o trabalho, tais estudos trazem discussões pertinentes sobre o ensino que podem instigar você, professor, a buscar novas leituras e ampliar horizontes.
Keywords: Literatura
Estudo e ensino
Língua portuguesa
Histórias em quadrinhos
Estratégias de leitura
Gêneros discursivos
Tirinha
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Is part of: O ensino da compreensão leitora do gênero tirinha
Language: por
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15465
Appears in Collections:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA_HEDENILZA_MENDONÇA-Caderno_pedagógico.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.