Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15465
Document Type: | Caderno pedagógico |
Title: | Caderno de Leitura: o ensino da compreensão do gênero textual tirinha |
Authors: | Mendonça, Maria Hedenilza |
Issue Date: | 22-Oct-2020 |
Advisor: | Silva, Denson André Pereira da |
Resumo : | Como a base deste trabalho está direcionada para o ensino de estratégias de leitura que auxiliem na compreensão do gênero tirinha, precisamos antes conhecer as teorias que fundamentaram a pesquisa e que alicerçam as atividades práticas propostas. Nesse sentido, contamos com os estudos sobre os gêneros textuais de Marcuschi, com a visão interacionista de Kleiman, com a perspectiva psicolinguística da leitura de Leffa e Solé e com abordagens sobre a caracterização e a funcionalidade do gênero tirinha de Cagnin e de Ramos, entre outras contribuições. Além de fundamentarem o trabalho, tais estudos trazem discussões pertinentes sobre o ensino que podem instigar você, professor, a buscar novas leituras e ampliar horizontes. |
Keywords: | Literatura Estudo e ensino Língua portuguesa Histórias em quadrinhos Estratégias de leitura Gêneros discursivos Tirinha |
Sponsorship: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Is part of: | O ensino da compreensão leitora do gênero tirinha |
Language: | por |
Institution: | UFS |
Program Affiliation: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15465 |
Appears in Collections: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA_HEDENILZA_MENDONÇA-Caderno_pedagógico.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.