Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15465
Tipo de Documento: Caderno pedagógico
Título: Caderno de Leitura: o ensino da compreensão do gênero textual tirinha
Autor(es): Mendonça, Maria Hedenilza
Data do documento: 22-Out-2020
Orientador: Silva, Denson André Pereira da
Resumo: Como a base deste trabalho está direcionada para o ensino de estratégias de leitura que auxiliem na compreensão do gênero tirinha, precisamos antes conhecer as teorias que fundamentaram a pesquisa e que alicerçam as atividades práticas propostas. Nesse sentido, contamos com os estudos sobre os gêneros textuais de Marcuschi, com a visão interacionista de Kleiman, com a perspectiva psicolinguística da leitura de Leffa e Solé e com abordagens sobre a caracterização e a funcionalidade do gênero tirinha de Cagnin e de Ramos, entre outras contribuições. Além de fundamentarem o trabalho, tais estudos trazem discussões pertinentes sobre o ensino que podem instigar você, professor, a buscar novas leituras e ampliar horizontes.
Palavras-chave: Literatura
Estudo e ensino
Língua portuguesa
Histórias em quadrinhos
Estratégias de leitura
Gêneros discursivos
Tirinha
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Parte de : O ensino da compreensão leitora do gênero tirinha
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15465
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA_HEDENILZA_MENDONÇA-Caderno_pedagógico.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.