Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15465
Tipo de Documento: | Caderno pedagógico |
Título: | Caderno de Leitura: o ensino da compreensão do gênero textual tirinha |
Autor(es): | Mendonça, Maria Hedenilza |
Data do documento: | 22-Out-2020 |
Orientador: | Silva, Denson André Pereira da |
Resumo: | Como a base deste trabalho está direcionada para o ensino de estratégias de leitura que auxiliem na compreensão do gênero tirinha, precisamos antes conhecer as teorias que fundamentaram a pesquisa e que alicerçam as atividades práticas propostas. Nesse sentido, contamos com os estudos sobre os gêneros textuais de Marcuschi, com a visão interacionista de Kleiman, com a perspectiva psicolinguística da leitura de Leffa e Solé e com abordagens sobre a caracterização e a funcionalidade do gênero tirinha de Cagnin e de Ramos, entre outras contribuições. Além de fundamentarem o trabalho, tais estudos trazem discussões pertinentes sobre o ensino que podem instigar você, professor, a buscar novas leituras e ampliar horizontes. |
Palavras-chave: | Literatura Estudo e ensino Língua portuguesa Histórias em quadrinhos Estratégias de leitura Gêneros discursivos Tirinha |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Parte de : | O ensino da compreensão leitora do gênero tirinha |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15465 |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA_HEDENILZA_MENDONÇA-Caderno_pedagógico.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.