Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10031
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: PNLD/2018 e o livro didático de língua portuguesa: uma análise
Authors: Souza, Laeiguea Bezerra de
Issue Date: 2018
Resumo : O presente artigo traz a contribuição e extensão da pesquisa iniciada na dissertação de mestrado "O trabalho com textos argumentativos e o SAEPE: da avaliação externa à reflexão sobre as práticas escolares", na qual foram detectadas as dificuldades dos professores em trabalhar com essa tipologia na sala de aula, o que resultava em níveis baixos de proficiência na avaliação externa e nas aprendizagens. Para contribuir com a metodologia, delimitei como objeto de estudo o gênero dissertativo-argumentativo, uma vez que é mais exigido nos processos seletivos que envolvem o mundo do trabalho e ensino superior. Nesse sentido trago, aqui, a caracterização da tipologia argumentativa com Koch e Fávero (1987) para, em seguida, discutir as especificidades do gênero proposto através de Garcia (1981), Fiorin (2015) e Koch (2016). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com análise documental a partir da teoria estudada, que visa a apresentar as contribuições e lacunas do livro didático do 3º. ano do Ensino Médio de Língua Portuguesa (PNLD/2018) escolhido em primeiro lugar na EREM Professora Ione de Góes Barros, de Afogados da Ingazeira – PE. Na análise do livro, constatou-se que há omissões no trato com o gênero textual que é proposto como redação no Exame Nacional do Ensino Médio.
Keywords: Língua portuguesa
Ensino de língua portuguesa
Livro didático
Tipologia argumentativa
Gênero dissertativo-argumentativo
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 2236-2061
Is part of: Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018
Language: por
Institution: LINC/UFS
Citation: SOUZA, L. B. de. PNLD/2018 e o livro didático de língua portuguesa: uma análise. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 503-516.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10031
Appears in Collections:IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PNLD2018LivroDidatico.pdf2,99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.