Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10031
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | PNLD/2018 e o livro didático de língua portuguesa: uma análise |
Autor(es): | Souza, Laeiguea Bezerra de |
Data do documento: | 2018 |
Resumo: | O presente artigo traz a contribuição e extensão da pesquisa iniciada na dissertação de mestrado "O trabalho com textos argumentativos e o SAEPE: da avaliação externa à reflexão sobre as práticas escolares", na qual foram detectadas as dificuldades dos professores em trabalhar com essa tipologia na sala de aula, o que resultava em níveis baixos de proficiência na avaliação externa e nas aprendizagens. Para contribuir com a metodologia, delimitei como objeto de estudo o gênero dissertativo-argumentativo, uma vez que é mais exigido nos processos seletivos que envolvem o mundo do trabalho e ensino superior. Nesse sentido trago, aqui, a caracterização da tipologia argumentativa com Koch e Fávero (1987) para, em seguida, discutir as especificidades do gênero proposto através de Garcia (1981), Fiorin (2015) e Koch (2016). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com análise documental a partir da teoria estudada, que visa a apresentar as contribuições e lacunas do livro didático do 3º. ano do Ensino Médio de Língua Portuguesa (PNLD/2018) escolhido em primeiro lugar na EREM Professora Ione de Góes Barros, de Afogados da Ingazeira – PE. Na análise do livro, constatou-se que há omissões no trato com o gênero textual que é proposto como redação no Exame Nacional do Ensino Médio. |
Palavras-chave: | Língua portuguesa Ensino de língua portuguesa Livro didático Tipologia argumentativa Gênero dissertativo-argumentativo |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN: | 2236-2061 |
Parte de : | Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018 |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | LINC/UFS |
Citação: | SOUZA, L. B. de. PNLD/2018 e o livro didático de língua portuguesa: uma análise. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 503-516. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10031 |
Aparece nas coleções: | IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PNLD2018LivroDidatico.pdf | 2,99 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.