Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10032
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Linguística aplicada aos estudos de identidade e representação feminina em videogames
Autor(es): Souza, Elisama Ferreira de
Data do documento: 2018
Resumo: Numa sociedade que sempre esteve delineada, implícita ou explicitamente, por questões de gênero, não é difícil perceber que por diversos modos o feminino ainda vem sendo alvo de idealizações ligadas a um imaginário coletivo patriarcal e reducionista. As concepções sobre os corpos, que culturalmente foram produzidas e cultivadas, ainda seguem ativas atualmente (LOURO, 1997). No mundo dos games, reflexo desse contexto social, é factível a presença de representações femininas que trazem consigo ora uma forte conotação sexual, com corpos erotizados e objetificados, ora uma vitimização do gênero quando as personagens são criadas numa posição indefesa frente aos perigos da narrativa digital. Nesse sentido, cabe questionar como as identidades femininas veem-se afetadas frente às expectativas/realidades sobre os corpos no universo gamer. Assim, nesse trabalho viso evidenciar como a identidade e a identificação de jogadoras se relaciona com esse jogo de poder e representação do gênero em questão partindo desde uma perspectiva da Linguística Aplicada (LA). Essa investigação será elucidada com base nas veredas teóricas de Rajagopalan (2003), Hall (2015), Carr (2006), Cassell e Jenkins (1998), entre outros de grande relevância. É necessário problematizar esse sistema de representação e suas consequências, sendo a LA um rico campo para esclarecer tal embaraço social.
Palavras-chave: Linguística
Linguística aplicada
Identidade
Gênero feminino
Videogame
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018
Idioma: por
Sigla da Instituição: LINC/UFS
Citação: SOUZA, E. F. de. Linguística aplicada aos estudos de identidade e representação feminina em videogames. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 485-502.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10032
Aparece nas coleções:IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LinguisticaAplicadaVideogames.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.