Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10040
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Representações de leitura e de produção oral em língua inglesa sob a ótica dos alunos: olhares sobre as práticas |
Autor(es): | Silva, Eliseu Alves da |
Data do documento: | 2018 |
Resumo: | As Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, ao discutirem o ensino de língua inglesa, estimulam ou incentivam o trabalho com a leitura, a comunicação oral e a prática escrita. Nessa perspectiva, o presente trabalho visa a problematizar as representações de alunos do ensino médio ao avaliarem as práticas colaborativas de leitura e de produção oral em aulas de língua inglesa. O trabalho foi desenvolvido ao longo do ano de 2017, com alunos finalistas do ensino médio, em uma escola da rede pública de ensino de Santa Maria, RS. A dinâmica de trabalho envolveu a leitura e análise de textos de popularização da ciência que, ao final do processo, serviram de base para a produção de apresentações orais em língua inglesa. A análise da sessão reflexiva final de avaliação, desenvolvida à luz da teoria sistêmico-funcional, mostrou que os alunos se sentiram desafiados a usar, na prática, a língua em sala de aula, explorando tanto habilidades de leitura quanto de produção oral. Ponderam, entretanto, que o trabalho teria sido mais proveitoso caso tivesse sido desenvolvido ao longo do ensino médio e se a disciplina contasse com uma carga horária maior. |
Palavras-chave: | Língua inglesa Ensino de língua inglesa Leitura em língua inglesa Produção oral Aprendizagem |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN: | 2236-2061 |
Parte de : | Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018 |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | LINC/UFS |
Citação: | SILVA. E. A. da. Representações de leitura e de produção oral em língua inglesa sob a ótica dos alunos: olhares sobre as práticas. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 387-400. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10040 |
Aparece nas coleções: | IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RepresentacoesLeituraProdOral.pdf | 207,23 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.