Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10040
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Representações de leitura e de produção oral em língua inglesa sob a ótica dos alunos: olhares sobre as práticas
Autor(es): Silva, Eliseu Alves da
Data do documento: 2018
Resumo: As Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, ao discutirem o ensino de língua inglesa, estimulam ou incentivam o trabalho com a leitura, a comunicação oral e a prática escrita. Nessa perspectiva, o presente trabalho visa a problematizar as representações de alunos do ensino médio ao avaliarem as práticas colaborativas de leitura e de produção oral em aulas de língua inglesa. O trabalho foi desenvolvido ao longo do ano de 2017, com alunos finalistas do ensino médio, em uma escola da rede pública de ensino de Santa Maria, RS. A dinâmica de trabalho envolveu a leitura e análise de textos de popularização da ciência que, ao final do processo, serviram de base para a produção de apresentações orais em língua inglesa. A análise da sessão reflexiva final de avaliação, desenvolvida à luz da teoria sistêmico-funcional, mostrou que os alunos se sentiram desafiados a usar, na prática, a língua em sala de aula, explorando tanto habilidades de leitura quanto de produção oral. Ponderam, entretanto, que o trabalho teria sido mais proveitoso caso tivesse sido desenvolvido ao longo do ensino médio e se a disciplina contasse com uma carga horária maior.
Palavras-chave: Língua inglesa
Ensino de língua inglesa
Leitura em língua inglesa
Produção oral
Aprendizagem
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018
Idioma: por
Sigla da Instituição: LINC/UFS
Citação: SILVA. E. A. da. Representações de leitura e de produção oral em língua inglesa sob a ótica dos alunos: olhares sobre as práticas. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 387-400.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10040
Aparece nas coleções:IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RepresentacoesLeituraProdOral.pdf207,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.