Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10046
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Why music?: o uso da música como estratégia de ensinoaprendizagem de língua inglesa
Autor(es): Santana, Michele Cruz Santos de
Santos, Jane dos
Data do documento: 2018
Resumo: O presente trabalho aborda a utilização da música como estratégia de ensino nas aulas de língua inglesa e apresenta diferentes formas de como esse recurso metodológico pode facilitar o ensino-aprendizagem desse idioma. Este estudo mostra que, através da canção, os alunos podem ser expostos a atividades que trabalham as quatro habilidades comunicativas de aprendizagem: ouvir, falar, ler e escrever. Além disso, acredita-se que a aprendizagem se torna mais significativa, pois possibilita a prática das estruturas linguísticas da língua-alvo, bem como a reflexão de aspectos sociais, culturais, políticos e ideológicos expressos nas músicas. Segundo os PCN de Língua Estrangeira, o ensino de uma língua estrangeira deve ser capaz de formar cidadãos que se percebam como agentes transformadores da realidade. Sabese que somente cumprir-se-á esse intento a partir do momento em que o foco não seja somente na forma, mas no uso e no significado da língua. Este trabalho configura-se em uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, embasada em revisão de literaturas que abordam a temática proposta. Referencia-se teoricamente em concepções defendidas por autores como Kawachi (2008), Scrivener (2005) e Gobbi (2001) e por documentos nacionais que orientam professores para o ensino de língua estrangeira, como PCN e OCEM.
Palavras-chave: Língua inglesa
Ensino de língua inglesa
Música
Recurso metodológico
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018
Idioma: por
Sigla da Instituição: LINC/UFS
Citação: SANTANA, M. C. S. de; SANTOS, J. dos. Why music?: o uso da música como estratégia de ensinoaprendizagem de língua inglesa. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 322-331.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10046
Aparece nas coleções:IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UsoMusicaEnsinoAprendizagem.pdf190,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.