Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10052
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Multimodalidade e multiletramentos: um desafio para o ensino de língua inglesa
Authors: Oliveira, Robson Henrique Antunes de
Issue Date: 2018
Resumo : Podemos considerar a linguagem e a comunicação na sociedade pós-moderna como multimodal. Isso faz a escola ressignificar a educação linguística para além das epistemologias conteudistas tradicionais, mas que considere a linguagem em seus modos mais amplos e complexos. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é propor reflexões em torno do conceito de multimodalidade e multiletramentos e suas possíveis contribuições para o ensino de inglês como língua estrangeira na escola pública da contemporaneidade. Assim, salientamos que este é um trabalho de natureza majoritariamente teórico. As discussões aqui privilegiadas estão centradas na noção da abordagem da multimodalidade: Kress e Van Leeuwen (1996, 2006), Jewitt (2008, 2009), Bezemer e Kress (2008, 2014, 2015, 2016), que tem impactado, de modo atraente, a forma como entendemos e usamos a língua e a linguagem em décadas recentes, levando em consideração a ideia de multiletramentos proposta pelo Grupo de Nova Londres (COPE; KALANTZIS, 2000). A proposta é justamente para fomentar e problematizar, de forma crítica, as concepções teóricas sobre a linguagem e seus respectivos desdobramentos para o ensino de inglês numa perspectiva mais marcante e formativa.
Keywords: Língua inglesa
Ensino de língua inglesa
Letramento
Multimodalidade
Multiletramentos
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 2236-2061
Is part of: Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018
Language: por
Institution: LINC/UFS
Citation: OLIVEIRA, R. H. A. de. Multimodalidade e multiletramentos: um desafio para o ensino de língua inglesa. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 242-253.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10052
Appears in Collections:IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MultimodalidadeMultiletramentos.pdf230,75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.