Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10055
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Naime-Muza, Maria Letícia | - |
dc.contributor.editor | Zacchi, Vanderlei José | - |
dc.contributor.editor | Morato, Rosinadja Batista dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-05T22:31:12Z | - |
dc.date.available | 2018-12-05T22:31:12Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | NAIME-MUZA, M. L. Ensino e aprendizagem de línguas: um desafio para a escola de educação básica. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 208-217. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-2061 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10055 | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018 | pt_BR |
dc.subject | Ensino de línguas | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Sociointeracionismo | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.title | Ensino e aprendizagem de línguas: um desafio para a escola de educação básica | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho aponta uma visão de linguagem pela qual, ao refletirmos sobre o ensino e a aprendizagem de línguas, refletimos sobre as relações e implicações com a cultura e as ideologias envolvidas neste processo, considerando uma concepção de linguagem que observe as variações que a língua apresenta, os sujeitos envolvidos e situações contextualizadas. Tal visão contrapõe-se à concepção formalista da linguagem, considerando a concepção sociointeracionista. Assim, vemos que as escolhas que fazemos interferem diretamente no processo de ensino e aprendizagem e as relações que se estabelecem nesse processo nem sempre são previsíveis e previamente determinadas. Deste modo, ao considerarmos os estudos da linguagem, um currículo, nesta perspectiva, deve produzir e proporcionar eventos e práticas colaborativas, situadas e significativas, visando ao aluno, sujeito sócio-historicamente situado. É nesta perspectiva que entendemos o ensino e aprendizagem de línguas nas escolas de educação básica, apontando, nesse sentido, também, para a importância da formação continuada de professores. | pt_BR |
dc.publisher.initials | LINC/UFS | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EnsinoAprendizagemLinguas.pdf | 196,81 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.