Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10061
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Contribuições do PIBIC para o ensino de línguas adicionais: uma experiência intercultural através da valorização das identidades indígenas |
Autor(es): | Fonseca, Mariana Augusta Conceição de Santana Matos, Doris Cristina Vicente da Silva |
Data do documento: | 2018 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de apresentar os resultados finais de pesquisa realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A pesquisa situa-se na área da Linguística Aplicada e a metodologia utilizada seguiu os princípios da abordagem qualitativa, de base interpretativista. Assim, descrevemos o processo de elaboração de materiais didáticos interculturais, focados no trabalho com as identidades sociais étnicas, para o ensino de línguas adicionais e sua posterior aplicação em uma oficina num colégio estadual situado na cidade de Aracaju, SE. Para a pesquisa, também foram aplicados dois questionários: um aos alunos e outro ao professor regente das turmas envolvidas. As reflexões sobre os conceitos de cultura, identidade e o trabalho em sala de aula foram importantes para a promoção de debates em classe, desenvolver o respeito para com as etnias indígenas e tratar sobre temáticas como: (in)visibilidade e empoderamento. Os resultados alcançados apontam para a relevância da discussão de temas como as identidades indígenas na formação docente e na educação básica, de maneira que os materiais didáticos sejam cada vez mais interculturais em sua composição. |
Palavras-chave: | Ensino de língua estrangeira Língua adicional Materiais didáticos Identidade Identidades sociais étnicas |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN: | 2236-2061 |
Parte de : | Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018 |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | LINC/UFS |
Citação: | FONSECA, M. A. C. de S.; MATOS, D. C. V. da S. Contribuições do PIBIC para o ensino de línguas adicionais: uma experiência intercultural através da valorização das identidades indígenas. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 132-140. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10061 |
Aparece nas coleções: | IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ContribuicoesPIBICEnsinoLinguas.pdf | 199,62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.