Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10172
Tipo de Documento: Anais completos de Eventos
Título: VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 13 - Ensino superior no Brasil
Título(s) alternativo(s): 1. A escola do Recife e o pensamento racial no século XIX - Bruno Vivas De Sá; Maria Thereza; Ávila Dantas Coelho; José Sacchetta Ramos Mendes
2. Identidade profissional no ensino superior: a escolha do magistério como profissão - Jobeane França De Souza
3. A ambientalização da educação física no ensino superior brasileiro - Cae Rodrigues
4. A trama complexa da autoavaliação institucional como instrumento de qualidade na prestação de serviços nas instituições de ensino superior - Maria Cristina Da Silva; Marie Jolly Nascimento Pinto
5. Deslocar-se não era mais preciso: os estudantes e a efetivação do ensino superior em Sergipe, 1948-1961 - José Vieira Da Cruz
6. Qualidade do ensino superior - Angelica De Menezes Faria Dória; Patrícia Vieira Barbosa Faria; Shirley Clea Santos Pereira
7. O ensino superior brasileiro e a formaçâo do professor na modalidade a distância - Andréa Karla Ferreira Nunes; Rafael Cruz De Assis; Miguel André Berger
8. Cidades universitárias e educação tecnológica: estratégia de desenvolvimento local para a Bahia - Sirius Bulcão; Carmen Lúcia Castro Lima; César Barbosa
9. Investigação-ação e o problema da improvisação docente na educação superior - Altair Alberto Fávero; Marta Marques
10. Fragmentação do conhecimento e dicotomização dos saberes no processo de formação docente - Marcio Augusto Santos Dórea
11. Expansão do ensino superior no governo Lula da Silva: Prouni, Reuni e interiorização das IFES - Aline Soares Nomeriano; Severina Mártyr Lessa De Moura; Sandra Regina Davanço
12. Os professores não licenciados e a docência no ensino superior: uma proposta de curso de formação inicial - Amanda Espirito Santo Nogueira; Ubirajara Couto Lima
13. Educação ambiental e sustentabilidade no ensino superior - Ana Carla Pinheiro Freitas
14. Olhar dos docentes-profissionais acerca da docência universitária - Ana Cristina Couto Santos Da Silva
15. A presença da ética na formação inicial de professores - Ana Lise Costa De Oliveira
16. Fatores inversamente proporcionais: maior número de faculdades de direito menor alcance de qualidade na educação - Ana Raira Valverde Moura; Jamille Coutinho Costa; Thaynara Da Silva Mendonça
17. A precarização na formação profissional: uma análise crítica acerca da expansão do curso de serviço social em IES privadas no Ceará - Antonio Israel Carlos Da Silva
18. Bases históricas da universidade e suas influências na contemporaneidade: os bacharelados interdisciplinares - Brian Teles Fonseca De Macedo; Renata Meira Veras; Bruno Vivas De Sá
19. Oásis no semiárido: um estudo sobre a trajetória da do ensino à distância da UNIT na cidade de Nossa Senhora da Glória (2006-2010) - Cacia Valeria De Rezende; Joaquim Francisco Soares; Guimarães; Laura Ramos Estrela
20. Situando a interioriação universitária da Universidade Federal De Alagoas: o contexto universitário nacional e local que a antecede - Camila Vasconcelos Carnaúba Lima; Danielle Oliveira Da Nóbrega
21. O modelo europeu de educação superior definido pelo processo de Bolonha e seus reflexos na reestruturação da UFBA - Cláudia Regina Muniz Barreto; José Sacchetta Ramos Mendes
22. A universidade a serviço do Estado: um projeto de nação nas reformas pombalinas - Cristiane Tavares Fonseca De Moraes Nunes; Sara Rogéria Santos Barbosa
23. Docência no ensino superior: um estudo inicial sobre as necessidades de formação do professor universitário - Daniele De Jesus Gomes Moreira; Evódio Mauricio Oliveira Ramos; Adarita Souza Da Silva
24. Formadores e formação do pedagogo frente às demandas educacionais contemporâneas - Dorgival Gonçalves Fernandes; Marta Soraya De Sousa Silva; Zaíra De Aquino Carolino
25. Ensino superior: representação social sobre prática educativa - Elisa Carneiro Dos Santos Almeida
26. Formação e ocupação de egressos: o caso dos licenciados pela Universidade do Estado da Bahia - Elisiana Rodrigues Oliveira Barbosa; César Barbosa
27. O ofício discente em uma universidade pública fluminense: primeiras notas - Eloiza Dias Neves
28. Desenvolvimento profissional e docência universitária: um estudo introdutório sobre a experiência de formação pedagógica dos professores da Universidade Estadual de Feira de Santana – Bahia - Evódio Maurício Oliveira Ramos; Daniela De Jesus Gomes; Jaderson Silva Barbosa
29. Educação a distância e tendências pedagógicas: diálogo entre a “pedagogia da competência” e a “pedagogia histórico-crítica” - Hérica Dos Santos Matos; Elissandra Silva Santos
30. A prática docente na atualidade: a experiência do bacharelado interdisciplinar em saúde da UFBA - Jackeline Kruschewsky Duarte Raphael; Maria Thereza Ávila Dantas Coelho; Sérgio Augusto Franco Fernandes
31. Das escolas isoladas a universidade federal de sergipe (1948-1968): memória visual - Jeane De Santana; Josefa Eliana Souza
32. Ensino superior: os saberes docentes na perspectiva dos estudantes de cursos de licenciatura da UEFS - Jéssica Fernanda França Silva; Amali De Angelis Mussi
33. Capitalismo e produção de conhecimento: uma análise marxista sobre a pesquisa docente no curso de engenharia de teleinformática da Universidade Federal do Ceará - Jonas Menezes Bezerra
34. Notas introdutórias sobre o fim dos departamentos na Universidade Federal de Alagoas: uma abordagem sob a perspectiva da sociologia compreensiva - Jorge Eduardo De Oliveira
35. O sujeito-leitor subjacente/pretenso no projeto pedagógico do curso de letras da UFS - José Marcos De França
36. Prática pedagógica interdisciplinar no estágio supervisionado de um curso de licenciatura em ciências biológicas - José Pedro Guimarães Da Silva
37. A formação de professores de francês – língua estrangeira no estado de sergipe: perspectivas e desafios frente à política - Kate Constantino Pinheiro De Andrade; Rosana Batista Pereira
38. Projeto politico-pedagógico: espaço de discussão permanente no ensino superior - Lúcia De Mendonça Ribeiro
39. Projeto politico-pedagógico: espaço de discussão permanente no ensino superior - Lúcia De Mendonça Ribeiro
40. O preconceito na educação a distância: a visão dos discentes de um curso de letras EAD - Madson Cléber Dos Santos
41. Universidade contemporânea: elitização e influência do ideário neoliberal - Manoel Gonçalves Dos Santos
42. A regulação do ensino superior no brasil: uma breve reflexão - Maria Aparecida Porto Silva; Lília Doria Pinto Couto; Merilande De Oliveira Soares Eloi
43. O estágio e as diretrizes curriculares para o curso de serviço social - Maria Da Conceição Vasconcelos Gonçalves; Milena Macena Do Espírito Santo; Fernanda Basílio Guimarães
44. Iniciação científica: um estudo com os egressos dos cursos de licenciatura da Universidade Tiradentes - Marilene Batista Da Cruz Nascimento; Julita Batista Da Cruz Lopes; Joniely Cheyenne Moura Cruz
45. Formação do professor de geografia: ensino e pesquisa - Marina Feitosa Da Rocha Oliveira
46. Programa de integração de calouros: uma nova forma de ingressar no ambiente universitário - Michelline Roberta Simões Do Nascimento; Nanci Miyo Mitsumori; Janilce Santos Domingues Graça
47. Valorização da pedagogia universitária no estágio supervisionado: relato de uma experiêcia de gestão na UNEB - Mônica Moreira De Oliveira Torres
48. Relação ensino e pesquisa: visões de docentes de mestrados da UEFS - Murilo Oliveira Almeida; Antonio Roberto Seixas Da Cruz; Suely Dos Santos Souza
49. Ensino superior de qualidade: representaçãoes de estudantes da pós-gradução da UEFS - Nayra Oliveira De Brito Santos; Taiara De Lima Silva Brandão Santos
50. Aulas de campo na zona costeira de Pirambu/SE: importancia na formação do aluno de curso superior - Neuma Rúbia Figueiredo Santana; Felipe Alan Souza Santos; Grasiela Oliveira Santana Da Silva
51. Ontologia marxiana e as possibilidades de construção do conhecimento - Paulo Roberto Félix Dos Santos
52. Trabalho docente na UFS/SE: qualificação e produtividade - Silmere Alves Santos
53. A construção da identidade do professor pesquisador no ensino superior: representações de estudantes da UEFS - Taiara De Lima Silva Brandão Santos; Nayra Oliveira De Brito Santos; Jéssica Fernanda França Silva
54. O estudo da família na formação do pedagogo/professor - Teresa Cristina Merhy Leal
55. Trajetória da pós-graduação no Brasil: análise das produções científicas do PPGED/UFPI (2010-2011) - Teresinha De Jesus Araújo Magalhães Nogueira; Reijane Maria De Freitas Soares; Maria Da Glória Soares Barbosa Lima
Data do documento: Set-2012
Palavras-chave: Educação
Ensino superior
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citação: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 6., 2012, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2012. Disponível em: <http://educonse.com.br/2012/>. Acesso em: 31 out. 2018.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10172
Aparece nas coleções:Anais 2012 - VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1.pdfA escola do Recife e o pensamento racial no século XIX147,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2.pdfIdentidade profissional no ensino superior: a escolha do magistério como profissão130,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
3.pdfA ambientalização da educação física no ensino superior brasileiro145,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
4.pdfA trama complexa da autoavaliação institucional como instrumento de qualidade na prestação de serviços nas instituições de ensino superior124,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
5.pdfDeslocar-se não era mais preciso: os estudantes e a efetivação do ensino superior em Sergipe, 1948-1961103,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
6.pdfQualidade do ensino superior104,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
7.pdfO ensino superior brasileiro e a formaçâo do professor na modalidade a distância106,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
8.pdfCidades universitárias e educação tecnológica: estratégia de desenvolvimento local para a Bahia106,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
9.pdfInvestigação-ação e o problema da improvisação docente na educação superior142,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
10.pdfFragmentação do conhecimento e dicotomização dos saberes no processo de formação docente139,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
11.pdfExpansão do ensino superior no governo Lula da Silva: Prouni, Reuni e interiorização das IFES389,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
12.pdfOs professores não licenciados e a docência no ensino superior: uma proposta de curso de formação inicial506,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
13.pdfEducação ambiental e sustentabilidade no ensino superior590,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
14.pdfOlhar dos docentes-profissionais acerca da docência universitária504,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
15.pdfA presença da ética na formação inicial de professores494,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
16.pdfFatores inversamente proporcionais: maior número de faculdades de direito menor alcance de qualidade na educação498,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
17.pdfA precarização na formação profissional: uma análise crítica acerca da expansão do curso de serviço social em IES privadas no Ceará501,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
18.pdfBases históricas da universidade e suas influências na contemporaneidade: os bacharelados interdisciplinares553,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
19.pdfOásis no semiárido: um estudo sobre a trajetória da do ensino à distância da UNIT na cidade de Nossa Senhora da Glória (2006-2010)481,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
20.pdfSituando a interioriação universitária da Universidade Federal De Alagoas: o contexto universitário nacional e local que a antecede527,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
21.pdfO modelo europeu de educação superior definido pelo processo de Bolonha e seus reflexos na reestruturação da UFBA535,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
22.pdfA universidade a serviço do Estado: um projeto de nação nas reformas pombalinas533,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
23.pdfDocência no ensino superior: um estudo inicial sobre as necessidades de formação do professor universitário517,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
24.pdfFormadores e formação do pedagogo frente às demandas educacionais contemporâneas520,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
25.pdfEnsino superior: representação social sobre prática educativa493,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
26.pdfFormação e ocupação de egressos: o caso dos licenciados pela Universidade do Estado da Bahia516,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
27.pdfO ofício discente em uma universidade pública fluminense: primeiras notas530,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
28.pdfDesenvolvimento profissional e docência universitária: um estudo introdutório sobre a experiência de formação pedagógica dos professores da Universidade Estadual de Feira de Santana – Bahia523,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
29.pdfEducação a distância e tendências pedagógicas: diálogo entre a “pedagogia da competência” e a “pedagogia histórico-crítica”364,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
30.pdfA prática docente na atualidade: a experiência do bacharelado interdisciplinar em saúde da UFBA508,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
31.pdfDas escolas isoladas a universidade federal de sergipe (1948-1968): memória visual393,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
32.pdfEnsino superior: os saberes docentes na perspectiva dos estudantes de cursos de licenciatura da UEFS514,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
33.pdfCapitalismo e produção de conhecimento: uma análise marxista sobre a pesquisa docente no curso de engenharia de teleinformática da Universidade Federal do Ceará384 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
34.pdfNotas introdutórias sobre o fim dos departamentos na Universidade Federal de Alagoas: uma abordagem sob a perspectiva da sociologia compreensiva371,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
35.pdfO sujeito-leitor subjacente/pretenso no projeto pedagógico do curso de letras da UFS528,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
36.pdfPrática pedagógica interdisciplinar no estágio supervisionado de um curso de licenciatura em ciências biológicas390,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
37.pdfA formação de professores de francês – língua estrangeira no estado de sergipe: perspectivas e desafios frente à política541,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
38.pdfProjeto politico-pedagógico: espaço de discussão permanente no ensino superior489,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
39.pdfProjeto politico-pedagógico: espaço de discussão permanente no ensino superior179,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
40.pdfO preconceito na educação a distância: a visão dos discentes de um curso de letras EAD579,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
41.pdfUniversidade contemporânea: elitização e influência do ideário neoliberal523,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
42.pdfA regulação do ensino superior no brasil: uma breve reflexão504,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
43.pdfO estágio e as diretrizes curriculares para o curso de serviço social351,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
44.pdfIniciação científica: um estudo com os egressos dos cursos de licenciatura da Universidade Tiradentes512,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
45.pdfFormação do professor de geografia: ensino e pesquisa514,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
46.pdfPrograma de integração de calouros: uma nova forma de ingressar no ambiente universitário387,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
47.pdfValorização da pedagogia universitária no estágio supervisionado: relato de uma experiêcia de gestão na UNEB501,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
48.pdfRelação ensino e pesquisa: visões de docentes de mestrados da UEFS505,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
49.pdfEnsino superior de qualidade: representaçãoes de estudantes da pós-gradução da UEFS786,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
50.pdfAulas de campo na zona costeira de Pirambu/SE: importancia na formação do aluno de curso superior576,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
51.pdfOntologia marxiana e as possibilidades de construção do conhecimento519,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
52.pdfTrabalho docente na UFS/SE: qualificação e produtividade293,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
53.pdfA construção da identidade do professor pesquisador no ensino superior: representações de estudantes da UEFS527,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
54.pdfO estudo da família na formação do pedagogo/professor521,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
55.pdfTrajetória da pós-graduação no Brasil: análise das produções científicas do PPGED/UFPI (2010-2011)523,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.