Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10458
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSouza, Marcos André de-
dc.date.accessioned2019-02-11T20:39:29Z-
dc.date.available2019-02-11T20:39:29Z-
dc.date.issued2018-02-20-
dc.identifier.citationSOUZA, Marcos André de. Leitor-detetive : jogo digital para leitura de artigo de opinião. 2018. 111 f. Dissertação (Mestrado profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10458-
dc.description.abstractThis study aims to present the digital game Detective-Reader, a tool for the reading of opinion articles, which aims at developing the reading skills of 9th graders. It is a research, of qualitative, interpretative and interventionist nature. The theoretical background for this learning object was based on Kleiman (1993), Silva (1998), Leffa (1999), Huizinga (2014), Koch; Elias (2016), Marcuschi (2017), Roiphe (2017), among others. In the game, there are two opinion articles with contradicting ideas, but they are all written with the same introductory paragraph. The interaction between student-game-learning is present through the multimodality of the game. The learning object was used in the9th grade of the Escola Estadual José de Alencar Cardoso, in Aracaju-Sergipe. The analysis of the performance data of the students in the digital game indicated that there was an improvement in the results of the questions associated to the descriptors of the document Matriz de Referência de Língua Portuguesa (SAEB). As part of a set of pedagogical and systematized actions, Detective-Reader can aid 9th grade students in their development of reading skills and in the education of citizens prepared to the exercise of social practices.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectOratóriapor
dc.subjectEscrita criativapor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectJogos educativospor
dc.subjectArgumentaçãopor
dc.subjectArtigo de opiniãopor
dc.subjectJogos digitaispor
dc.subjectArgumentationeng
dc.subjectOpinion articleeng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.subjectDigital gameeng
dc.subjectReadingeng
dc.titleLeitor-detetive : jogo digital para leitura de artigo de opiniãopt_BR
dc.title.alternativeDetective-reader : digital game for the reading of opinion articleseng
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Denise Porto-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar o jogo digital Leitor-Detetive, uma ferramenta para a leitura de artigos de opinião, que visa desenvolver a leitura de alunos do 9º ano. A metodologia utilizada foi a pesquisa de abordagem qualitativa e de naturezas interpretativa e intervencionista. O embasamento teórico deste objeto de aprendizagem foi construído com as lições de Kleiman (1993), Silva (1998), Leffa (1999), Huizinga (2014), Koch; Elias (2016), Marcuschi (2017), Roiphe (2017), dentre outros. No jogo, estão presentes artigos de opinião com dois posicionamentos, um contrário ao outro, mas construídos a partir de um mesmo parágrafo de introdução.A interação entre aluno-jogo-aprendizagem está presente por meio da multimodalidade do jogo. O objeto de aprendizagem foi aplicado na turma do 9º ano da Escola Estadual José de Alencar Cardoso, em Aracaju-Sergipe. A análise dos dados de desempenho dos alunos no jogo digital indicou uma melhora nos resultados de questões associadas a descritores da Matriz de Referência de Língua Portuguesa (SAEB).Inserido num conjunto de ações pedagógicas sistematizadas, o jogo digital Leitor-Detetive pode auxiliar no desenvolvimento da leitura de alunos do 9º ano e na formação de cidadãos preparados para o exercício das práticas sociais.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MARCOS_ANDRE_SOUZA.pdf4,67 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.