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dc.contributor.authorSantos, Ruth Graziela dos-
dc.date.accessioned2019-05-29T14:04:25Z-
dc.date.available2019-05-29T14:04:25Z-
dc.date.issued2019-04-22-
dc.identifier.citationSantos, Ruth Graziela dos. Educação Ambiental e Sustentabilidade : concepções de alunos e professores sobre a atividade canavieira em Japaratuba-Sergipe. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11248-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectAtividade canavieirapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectMacrotendências socioambientaispor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectJaparatuba (SE)por
dc.titleEducação ambiental e sustentabilidade : concepções de alunos e professores sobre a atividade canavieira em Japaratuba-Sergipept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira-
dc.description.resumoA importância da Educação Ambiental é uma dimensão educacional bastante discutida nos dias atuais devido a grande crise ambiental que tem passado nosso planeta. Pensando nisso e nos problemas socioambientais que tem enfrentado o município de Japaratuba com o plantio desenfreado da cana-de-açúcar, foi que surgiu a motivação para este trabalho.O objetivo desse trabalho é identificar as macrotendências da Educação Ambiental empregada em sala de aula pelos professores e alunos a partir da análise do seus discursos . Esse trabalho é de cunho qualitativo e foi realizado através das seguintes etapas: revisão bibliográfica sobre a Educação Ambiental e suas macrotendências; contato direto com a coordenação pedagógica do Colégio para pedir autorização para realizar a pesquisa em suas dependências, logo foi feito o contato com os alunos do 3° ano do Ensino Médio para explicar o trabalho e somente estes puderam participar da pesquisa que se deu com a aplicação de um questionário previamente elaborado com nove questões abertas e fechadas;após buscou-se contato com os professores de Química, Biologia e Geografia; a estes foi apresentado o projeto e sua proposta e depois foram feitas as entrevistas que foi previamente elaborada em um roteiro e gravada em áudio; a última etapa da pesquisa foi feita com a Análise Textual Discursa (ATD) das respostas dos alunos e professores. Percebeu-se nos discursos de ambos (professores e alunos) que há uma recorrente concepção da Educação Ambiental com os ideais da macrotendência conservacionista, tendo em vista que trabalhamos com três macrotendências: conservacionista, pragmática e crítica. No geral as percepções foram do ponto de vista naturalista, em que os principais problemas relatados faziam menção ao meio ambiente entendido nos discursos como natureza, deixando sempre de fora os fatores sociais, culturais, históricos, político que a Educação Ambiental Crítica contempla.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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