Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12705
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Concepções de linguagem & perspectivas pedagógicas no ensino de LI: a superação de paradigmas por um ensino mais significativo nas escolas públicas
Authors: Lopes, Maurício José Ferreira
Issue Date: Aug-2019
Resumo : Segundo Canagarajah, o “Estruturalismo foi adotado na Linguística para tratar a linguagem como um sistema gramatical autodefinido e autônomo, internalizado na mente humana”. As características gramaticais abstratas constituem o principal sistema de transporte de significado, espaço, tempo, contingências sociais e materiais, na versão fundacional de Saussure (CANAGARAJAH, 2018, p. 269, tradução minha). No contexto do ensino público do componente Língua Inglesa, a naturalização de uma concepção de língua como sistema pode levar a uma contradição e incompatibilidade entre as concepções de língua e linguagem dos documentos curriculares oficiais deste componente e aquela concepção de língua e linguagem que professores(as) de LI trazem de suas formações pré-serviço ou de experiências pedagógicas anteriores a ela (CELANI, 2006). Neste artigo apresentarei os dados de uma pesquisa de mestrado desenvolvida em 2018 na Rede Pública Municipal de São Paulo em contexto de formação e implementação curricular e discutirei porque uma grande parcela de professores de LI ainda foca no ensino do sistema ou de aspectos linguísticos e gramaticais. O estudo de documentos curriculares em LI revela também que a questão das concepções de língua e linguagem envolve uma disputa política para além de ser uma questão meramente teórico-método-epistemológica.
Keywords: Ensino de língua inglesa
Concepções de linguagem
Perspectivas pedagógicas
Currículos
Escola pública
ISSN: 2236-2061
Is part of: Anais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019
Language: por
Institution: LINC/UFS
Citation: LOPES, M. J. F. Concepções de linguagem & perspectivas pedagógicas no ensino de LI: a superação de paradigmas por um ensino mais significativo nas escolas públicas. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 207-221.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12705
Appears in Collections:V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConcepcoesLinguagemPerspectivasPedagogicas.pdf1,91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.