Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12882Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Costa, Josivânia da Silva Santos | - |
| dc.date.accessioned | 2020-03-02T12:48:32Z | - |
| dc.date.available | 2020-03-02T12:48:32Z | - |
| dc.date.issued | 2018 | - |
| dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12882 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.subject | Literatura de cordel | por |
| dc.subject | Leitura literária | por |
| dc.subject | Humor | por |
| dc.subject | Leitura | por |
| dc.subject | Compreensão na leitura | por |
| dc.subject | Humorismo brasileiro | por |
| dc.title | Leitura literária : estratégia para formar leitores de folhetos de cordel | pt_BR |
| dc.type | Caderno pedagógico | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Santos, Jeane de Cássia Nascimento | - |
| dc.description.resumo | Apresentamos o Caderno de leitura literária: “Leitura literária: estratégia para formar leitores de folhetos de cordel”. Este caderno, que se constitui de uma proposta pedagógica para o trabalho com literatura literária de cordel aplicado em uma turma de 7º Ano do Ensino Fundamental II, é resultado do meu Trabalho de Conclusão de Curso para a obtenção do título de mestre, do PROFLETRAS da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus de Itabaiana/SE. O trabalho fundamenta-se em uma prática de leitura subjetiva, permeada por aspectos da cultura popular e do humor expressos na esperteza e na malandragem da personagem João Grilo, do cordel Proezas de João Grilo, de João Ferreira Lima. Nele constam o texto Proezas de João Grilo; considerações sobre o cordel; leitura; trabalho com a linguagem informal, outros aspectos da linguagem; interpretação e produção textual; questões referentes ao humor e outros recursos do texto poético. Com o intuito de melhor esquematizar o nosso trabalho, seguimos a Sequência básica do letramento literário de Cosson (2014), distribuída em 4 etapas: motivação; introdução, leitura e interpretação. Pensando também na necessidade de acompanhar a nossa prática pedagógica, adotamos a pesquisa-ação de (THIOLLENT, 2002), em que o pesquisador faz acompanhamento e avaliações dos fatos apresentados, buscando resolução do problema ou da ampliação do conhecimento sobre a existência do problema, Desse modo, acreditamos contribuir com a prática docente a partir de abordagens que levem à apropriação e à ressignificação do texto por parte do discente inserido na cultura popular, em um processo que constitui o chamado “texto do leitor”, conforme assinala Anne Rouxel. | pt_BR |
| dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Letras | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFS | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Letras (recursos educacionais e técnicos) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JOSIVÂNIA_SILVA_SANTOS_COSTA-Cadernopedagógico.pdf | 945,61 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
