Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12882
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Josivânia da Silva Santos-
dc.date.accessioned2020-03-02T12:48:32Z-
dc.date.available2020-03-02T12:48:32Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12882-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpor
dc.subjectLeitura literáriapor
dc.subjectHumorpor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectCompreensão na leiturapor
dc.subjectHumorismo brasileiropor
dc.titleLeitura literária : estratégia para formar leitores de folhetos de cordelpt_BR
dc.typeCaderno pedagógicopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Jeane de Cássia Nascimento-
dc.description.resumoApresentamos o Caderno de leitura literária: “Leitura literária: estratégia para formar leitores de folhetos de cordel”. Este caderno, que se constitui de uma proposta pedagógica para o trabalho com literatura literária de cordel aplicado em uma turma de 7º Ano do Ensino Fundamental II, é resultado do meu Trabalho de Conclusão de Curso para a obtenção do título de mestre, do PROFLETRAS da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus de Itabaiana/SE. O trabalho fundamenta-se em uma prática de leitura subjetiva, permeada por aspectos da cultura popular e do humor expressos na esperteza e na malandragem da personagem João Grilo, do cordel Proezas de João Grilo, de João Ferreira Lima. Nele constam o texto Proezas de João Grilo; considerações sobre o cordel; leitura; trabalho com a linguagem informal, outros aspectos da linguagem; interpretação e produção textual; questões referentes ao humor e outros recursos do texto poético. Com o intuito de melhor esquematizar o nosso trabalho, seguimos a Sequência básica do letramento literário de Cosson (2014), distribuída em 4 etapas: motivação; introdução, leitura e interpretação. Pensando também na necessidade de acompanhar a nossa prática pedagógica, adotamos a pesquisa-ação de (THIOLLENT, 2002), em que o pesquisador faz acompanhamento e avaliações dos fatos apresentados, buscando resolução do problema ou da ampliação do conhecimento sobre a existência do problema, Desse modo, acreditamos contribuir com a prática docente a partir de abordagens que levem à apropriação e à ressignificação do texto por parte do discente inserido na cultura popular, em um processo que constitui o chamado “texto do leitor”, conforme assinala Anne Rouxel.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSIVÂNIA_SILVA_SANTOS_COSTA-Cadernopedagógico.pdf945,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.