Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13786
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2020-12-03T16:13:48Z-
dc.date.available2020-12-03T16:13:48Z-
dc.date.issued2020-09-
dc.identifier.citationCOLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 14., 2020, São Cristóvão. Anais eletrônicos [...] São Cristóvão: EDUCON, 2020. Disponível em: http://educonse.com.br/xivcoloquio/anais/. Acesso em: 2 dez. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13786-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.description.tableofcontentsAdeline Araujo Carneiro Farias - A pesquisa como princípio educativo: em busca de caminhos para uma educação significativa e emancipadora; Adenaide Amorim Lima - A estética de uma prática docente exitosa; Adenaide Amorim Lima - Por trás do espelho: reflexos da prática docente?; Alene Mara Franca Sanches Silva - O ensino da leitura e escrita na perspectiva do letramento: uma reflexão sobre práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental; Alessandra Muller da Silva Freitas - O movimento de identificações do adolescente no contexto da sociedade disciplinar e de controle; Alexandre Ribeiro Aquino - Psicanálise e educação: algumas considerações sobre hiperatividade; Aline Maria de Faria Borborema Zan - Reinventando a escola em tempos de pandemia; Analice Alves Marinho Santos - O ensino de história e o patriotismo: as prescrições de Ignácio Miró (1855-1889) para a formação de um tipo ideal de nação; Andrea Rita Santana Santos - Educação ambiental: uma contribuição do PIBID Pedagogia na Escola Estadual Professor Francisco Portugal; Augusto Matos Oliveira - A educacão do campo e as experimentações na educação infantil; Caroline Luisa Ludwig Fuhr - Possíveis caminhos pedagógicos para a escola do SÉCULO XXI: reflexões a partir do estado do conhecimento; Catarina Barros - A transversalidade trabalhada a partir das histórias em quadrinhos; Deliane Nascimento Teodoro - A importância da temática das pinturas rupestres para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental; Douglas Vieira De Almeida - O impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no ambiente escolar; Edson Oliveira Da Silva - Sociedade e práticas de educação ambiental no municipio de aracaju: desafios e estratégias; Eliene Nery Santana Enes - Afetos e subjetividades de estudantes na pandemia: relato de experiência; Fatima Batista Nunes - Leitura e escrita: desafios presentes com alunos no 5º ano do ensino fundamental menor; Ibrahim Camilo Ede Campos - Tessituras da amizade educativa em um mundo problemático; Imaira Santa Rita Regis - Educação em tempos de pandemia: ressignificando práticas pedagógicas no ensino médio do CPM-lobato; Inalda Maria Duarte de Freitas - A origem das escolas de tempo integral em arapiraca : o estágio surge para a reflexão; Islane Jannaina dos Santos da Silva - Formar para quê? uma roda de conversa com alunos do ensino médio; Jaeliton Francisco da Silva - Ensino de filosofia nos anos finais do ensino fundamental e metodologias para o “pensar bem” com crianças; Jeiziane da Silva Oliveira - Perfil do aluno e importância social da educação de jovens e adultos; Joseval dos Reis Miranda - O uso da propaganda impressa por meio de oficinas pedagógicas: contribuições para a formação de leitores críticos; Keila Souza Boldrin - Formação inicial docente com uso da metodologia da aula invertida; Kenya Maria Vieira Lopes - Algumas contribuições de Domenico de Masi para a educação e ciência; Larissa dos Santos Estevao - As políticas educacionais atuais e as possibilidades de uma educação a serviço do povo; Lecia Najla dos Santos Melo - Relato de experiência do programa de residência pedagógica de geografia: contribuições e reflexões; Lindeberg Silva Andrade - Neurociência e construtivismo: incoerências da teoria educacional interacionista para formação docente no Brasil; Lorena de Amorim Santos Teixeira - As formas do exercício de poder na relação professor-aluno no ensino básico e ensino superior: perspectiva de estudantes do curso de história da UEFS; Lucielma Semiao da Silva - Avaliação da aprendizagem e práticas pedagógicas: desafios e possibilidades; Maria Eurácia Barreto De Andrade - Ingressantes do curso de licenciatura em pedagogia: descortinando os perfis e os contextos; Maria Graziela - Práticas de escrita em sala de aula; Maria Liliane Dos Santos Ramos - Desafios e possibilidades das tic nas práticas pedagógicas: um estudo no contexto do grupo escolar Juracy Magalhães Coronel João Sá - BA; Maria Sao Pedro Barreto Matos - Desafios da educação infantil acerca do ensino remoto; Matheus Luamm Santos Formiga Bispo - Brincadeiras como ferramenta de aprendizagem; Michel Victor Dos Santos Silva - Leitura e leitores: a literatura de cordel como texto mediador; Milena Aragão - Representações sobre os castigos infantis nas redes sociais; Nay Brunio Borges - Educação, escola e professores: o lugar da família em tempos de distanciamento social; Patricia Teixeira De Souza - A ideologia expressa no documento oficial dos colégios militares; Perolina Souza Teles - Reflexões acerca das desigualdades educacionais durante a pandemia do covid-19 na grande Aracaju/SE; Railene Menezes Naranjo Policaro - Prática docente de bacharéis; Raissa Nunes Pinto - Protagonismo de mulheres na história da educação: entre uma poetisa e algumas professoras; Reinaldo Batista Dos Santos - Trajetória de vida e escolar dos trabalhadores de limpeza e conservação de uma universidade pública; Renildes De Melo Souza - Avaliação da aprendizagem na eja: um instrumento para a construção do conhecimento dos adolescentes em medida socioeducativa de internação; Sabrina Tavares de Oliveira - Promovendo a divulgação de “ecopontos” para a comunidade: práticas de educação ambiental na formação docente; Sandra Andréa Souza Rodrigues - Habilidades e competências no ensino em geografia: a interdisciplinaridade como elemento de motivação; Sineide Cerqueira Estrela - A formação docente e os desafios para a eja: relato de uma experiência; Thaise da Paixão Santos - Os espaços e saberes cotidianos dos estudantes da eja que contribuem para sua aprendizagem no espaço escolar; Valéria Campos Cavalcante - Jovens estudantes alagoanos: suas representações sociais em escolas públicas; Wenia Mendonca Silva - Sociedade e educação a serviço da pátria: o canto orfeônico e a sua pedagogia; Wenia Mendonca Silva - A educação musical e a promoção cultural, cívica, higienista e de disciplinarização de corpos em fins do século XIX e início do XX; Wnilma Silva De Souza - Fortalecimento dos conselhos escolares para o enfrentamento da violência escolar;pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XIV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectSociedadepor
dc.subjectPráticas educativaspor
dc.titleXIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 3 - Educação, sociedade e práticas educativaspt_BR
dc.typeAnais completos de Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2020 - XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1Adeline Araujo Carneiro Farias - A pesquisa como princípio educativo: em busca de caminhos para uma educação significativa e emancipadora658,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
2Adenaide Amorim Lima - A estética de uma prática docente exitosa626,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
3Adenaide Amorim Lima - Por trás do espelho: reflexos da prática docente?622,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
4Alene Mara Franca Sanches Silva - O ensino da leitura e escrita na perspectiva do letramento: uma reflexão sobre práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental612,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
5Alessandra Muller da Silva Freitas - O movimento de identificações do adolescente no contexto da sociedade disciplinar e de controle604,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
6Alexandre Ribeiro Aquino - Psicanálise e educação: algumas considerações sobre hiperatividade508,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
7Aline Maria de Faria Borborema Zan - Reinventando a escola em tempos de pandemia661,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
8Analice Alves Marinho Santos - O ensino de história e o patriotismo: as prescrições de Ignácio Miró (1855-1889) para a formação de um tipo ideal de nação609,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
9Andrea Rita Santana Santos - Educação ambiental: uma contribuição do PIBID Pedagogia na Escola Estadual Professor Francisco Portugal623,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
10Augusto Matos Oliveira - A educacão do campo e as experimentações na educação infantil600,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
11Caroline Luisa Ludwig Fuhr - Possíveis caminhos pedagógicos para a escola do SÉCULO XXI: reflexões a partir do estado do conhecimento836,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
12Catarina Barros - A transversalidade trabalhada a partir das histórias em quadrinhos642,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
13Deliane Nascimento Teodoro - A importância da temática das pinturas rupestres para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental658,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
14Douglas Vieira De Almeida - O impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no ambiente escolar634,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
15Edson Oliveira Da Silva - Sociedade e práticas de educação ambiental no municipio de aracaju: desafios e estratégias703,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
16Eliene Nery Santana Enes - Afetos e subjetividades de estudantes na pandemia: relato de experiência618,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
17Fatima Batista Nunes - Leitura e escrita: desafios presentes com alunos no 5º ano do ensino fundamental menor568,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
18Ibrahim Camilo Ede Campos - Tessituras da amizade educativa em um mundo problemático651,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
19Imaira Santa Rita Regis - Educação em tempos de pandemia: ressignificando práticas pedagógicas no ensino médio do CPM-lobato611,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
20Inalda Maria Duarte de Freitas - A origem das escolas de tempo integral em arapiraca : o estágio surge para a reflexão591,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
21Islane Jannaina dos Santos da Silva - Formar para quê? uma roda de conversa com alunos do ensino médio617,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
22Jaeliton Francisco da Silva - Ensino de filosofia nos anos finais do ensino fundamental e metodologias para o “pensar bem” com crianças567,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
23Jeiziane da Silva Oliveira - Perfil do aluno e importância social da educação de jovens e adultos601,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
24Joseval dos Reis Miranda - O uso da propaganda impressa por meio de oficinas pedagógicas: contribuições para a formação de leitores críticos695,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
25Keila Souza Boldrin - Formação inicial docente com uso da metodologia da aula invertida551,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
26Kenya Maria Vieira Lopes - Algumas contribuições de Domenico de Masi para a educação e ciência626,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
27Larissa dos Santos Estevao - As políticas educacionais atuais e as possibilidades de uma educação a serviço do povo616,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
28Lecia Najla dos Santos Melo - Relato de experiência do programa de residência pedagógica de geografia: contribuições e reflexões622,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
29Lindeberg Silva Andrade - Neurociência e construtivismo: incoerências da teoria educacional interacionista para formação docente no Brasil630,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
30Lorena de Amorim Santos Teixeira - As formas do exercício de poder na relação professor-aluno no ensino básico e ensino superior: perspectiva de estudantes do curso de história da UEFS554,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
31Lucielma Semiao da Silva - Avaliação da aprendizagem e práticas pedagógicas: desafios e possibilidades633,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
32Maria Eurácia Barreto De Andrade - Ingressantes do curso de licenciatura em pedagogia: descortinando os perfis e os contextos744,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
33Maria Graziela - Práticas de escrita em sala de aula550,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
34Maria Liliane Dos Santos Ramos - Desafios e possibilidades das tic nas práticas pedagógicas: um estudo no contexto do grupo escolar Juracy Magalhães Coronel João Sá - BA577,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
35Maria Sao Pedro Barreto Matos - Desafios da educação infantil acerca do ensino remoto635,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
36Matheus Luamm Santos Formiga Bispo - Brincadeiras como ferramenta de aprendizagem586,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
37Michel Victor Dos Santos Silva - Leitura e leitores: a literatura de cordel como texto mediador649,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
38Milena Aragão - Representações sobre os castigos infantis nas redes sociais589,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
39Nay Brunio Borges - Educação, escola e professores: o lugar da família em tempos de distanciamento social624,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
40Patricia Teixeira De Souza - A ideologia expressa no documento oficial dos colégios militares595,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
41Perolina Souza Teles - Reflexões acerca das desigualdades educacionais durante a pandemia do covid-19 na grande Aracaju/SE614,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
42Railene Menezes Naranjo Policaro - Prática docente de bacharéis595,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
43Raissa Nunes Pinto - Protagonismo de mulheres na história da educação: entre uma poetisa e algumas professoras643,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
44Reinaldo Batista Dos Santos - Trajetória de vida e escolar dos trabalhadores de limpeza e conservação de uma universidade pública583,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
45Renildes de Melo Souza - Avaliação da aprendizagem na eja: um instrumento para a construção do conhecimento dos adolescentes em medida socioeducativa de internação589,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
46.pdfSabrina Tavares de Oliveira - Promovendo a divulgação de “ecopontos” para a comunidade: práticas de educação ambiental na formação docente630,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
48Sandra Andréa Souza Rodrigues - Habilidades e competências no ensino em geografia: a interdisciplinaridade como elemento de motivação564,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
49Sineide Cerqueira Estrela - A formação docente e os desafios para a eja: relato de uma experiência692,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
50Thaise da Paixão Santos - Os espaços e saberes cotidianos dos estudantes da eja que contribuem para sua aprendizagem no espaço escolar569,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
51Valéria Campos Cavalcante - Jovens estudantes alagoanos: suas representações sociais em escolas públicas624,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
52Wenia Mendonca Silva - Sociedade e educação a serviço da pátria: o canto orfeônico e a sua pedagogia638,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
53Wenia Mendonca Silva - A educação musical e a promoção cultural, cívica, higienista e de disciplinarização de corpos em fins do século XIX e início do XX631,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
54Wnilma Silva De Souza - Fortalecimento dos conselhos escolares para o enfrentamento da violência escolar524,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.