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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14135
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Lucas de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-27T23:32:58Z | - |
dc.date.available | 2021-04-27T23:32:58Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-05 | - |
dc.identifier.citation | Souza, Lucas de Oliveira. Metodologias ativas no ensino de ciências em Aracaju-SE : (re)pensando o currículo na perspectiva dos docentes. São Cristóvão, 2020. Monografia (graduação em Biologia) – Departamento Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14135 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Biologia | por |
dc.subject | Ensino de biologia | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Gestão curricular | por |
dc.subject | Pratica pedagógica | por |
dc.title | Metodologias ativas no ensino de ciências em Aracaju-SE : (re)pensando o currículo na perspectiva dos docentes | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira | - |
dc.description.resumo | Pensadas de forma a promover a autonomia do aluno, tornando-o sujeito central do próprio processo de aprendizado, Metodologias Ativas surgem como processos pedagógicos de ensino a fim de atender objetivos escolares contemporâneos como a formação crítica e o letramento científico, com o objetivo de formar indivíduos capazes de atender às novas demandas da sociedade da informação. Alguns desafios marcam a utilização de Metodologias Ativas no Ensino de Ciências, dentre eles alguns aspectos do currículo vigente na Educação Básica. Assim, essa pesquisa teve por objetivo investigar a influência do currículo vigente, na implementação ou não de Metodologias Ativas no Ensino de Ciências da rede municipal de ensino de Aracaju. Para tanto através de um levantamento quali-quantitativo, foram analisados 9 questionários mistos contendo questões discursivas e objetivas, respondidas por 20% dos professores de Ciências da rede. A organização dos recursos, como o tempo, o espaço e recursos didáticos, bem como sua distribuição e proporção entre alunos, turmas e professores, foi estrategicamente pensada pelo currículo tradicional, e acaba por dificultar a aplicação de modelos de ensino que se distanciem do ensino expositivo como as Metodologias Ativas, pressionando os docentes a realizarem adaptações para utiliza-las. Tais dificuldades acabam limitando os possíveis benefícios atribuídos ao uso de Metodologias Ativas, fazendo com que os docentes optem por não as utilizar ou utiliza-las com baixa frequência, de acordo com o custo beneficio observado pelos docentes em suas experiências com a aplicação dessas estratégias de ensino. Assim, apesar da escola admitir, permitir e até incentivar a utilização de Metodologias Ativas, o desenho do currículo escolar tradicional dificulta a utilização dessas metodologias. | pt_BR |
dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | OUTROS::CIENCIAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Biologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Lucas_Oliveira_Souza.pdf | 4,58 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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