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dc.contributor.authorSouza, Lucas de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-04-27T23:32:58Z-
dc.date.available2021-04-27T23:32:58Z-
dc.date.issued2021-02-05-
dc.identifier.citationSouza, Lucas de Oliveira. Metodologias ativas no ensino de ciências em Aracaju-SE : (re)pensando o currículo na perspectiva dos docentes. São Cristóvão, 2020. Monografia (graduação em Biologia) – Departamento Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14135-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectGestão curricularpor
dc.subjectPratica pedagógicapor
dc.titleMetodologias ativas no ensino de ciências em Aracaju-SE : (re)pensando o currículo na perspectiva dos docentespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira-
dc.description.resumoPensadas de forma a promover a autonomia do aluno, tornando-o sujeito central do próprio processo de aprendizado, Metodologias Ativas surgem como processos pedagógicos de ensino a fim de atender objetivos escolares contemporâneos como a formação crítica e o letramento científico, com o objetivo de formar indivíduos capazes de atender às novas demandas da sociedade da informação. Alguns desafios marcam a utilização de Metodologias Ativas no Ensino de Ciências, dentre eles alguns aspectos do currículo vigente na Educação Básica. Assim, essa pesquisa teve por objetivo investigar a influência do currículo vigente, na implementação ou não de Metodologias Ativas no Ensino de Ciências da rede municipal de ensino de Aracaju. Para tanto através de um levantamento quali-quantitativo, foram analisados 9 questionários mistos contendo questões discursivas e objetivas, respondidas por 20% dos professores de Ciências da rede. A organização dos recursos, como o tempo, o espaço e recursos didáticos, bem como sua distribuição e proporção entre alunos, turmas e professores, foi estrategicamente pensada pelo currículo tradicional, e acaba por dificultar a aplicação de modelos de ensino que se distanciem do ensino expositivo como as Metodologias Ativas, pressionando os docentes a realizarem adaptações para utiliza-las. Tais dificuldades acabam limitando os possíveis benefícios atribuídos ao uso de Metodologias Ativas, fazendo com que os docentes optem por não as utilizar ou utiliza-las com baixa frequência, de acordo com o custo beneficio observado pelos docentes em suas experiências com a aplicação dessas estratégias de ensino. Assim, apesar da escola admitir, permitir e até incentivar a utilização de Metodologias Ativas, o desenho do currículo escolar tradicional dificulta a utilização dessas metodologias.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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