Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15046
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Artur Bezerra da | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-14T15:18:20Z | - |
dc.date.available | 2022-02-14T15:18:20Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15046 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Sequência didática utilizando protótipo de circuito elétrico de iluminação residencial para o ensino de associação de resistores | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | por |
dc.subject | Aprendizagem significativa | por |
dc.subject | Experimentação | por |
dc.subject | Associação de resistores | por |
dc.subject | Sequencia didática | por |
dc.subject | Produto educacional | por |
dc.title | Sequência didática utilizando protótipo de circuito elétrico de iluminação residencial para o ensino de associação de resistores (Produto educacional) | pt_BR |
dc.type | Outro | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Tiago Nery | - |
dc.description.resumo | Caro professor, acerca daquilo que vislumbramos em sala de aula, buscamos elaborar um produto educacional que promova um processo de ensino e aprendizagem próximo a vivência do aluno na contribuição para uma aprendizagem significativa, com estratégias na construção de uma visão científica por meio de atividades que tenham o potencial de considerar o mundo em que os jovens estejam inseridos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais Para o Ensino Médio - PCN+, mostram a necessidade de ensinar física no sentido mais amplo de uma formação desejada. "E esse sentido emerge na medida em que o conhecimento de física deixa de constituir um objetivo em si mesmo, mas passa a ser compreendido como um instrumento para a compreensão do mundo. Não se trata de apresentar ao jovem a física para que ele simplesmente seja informado de sua existência, mas para que esse conhecimento se transforme em uma ferramenta a mais em suas formas de pensar e agir" (BRASIL, 2002, p.58). Assim, a realização de experimento que envolva o cotidiano do aluno torna-se importante pois atribui ao conhecimento um significado no momento da sua aprendizagem, além de oferecer o potencial de se desenvolver competências para lidar com as situações do seu cotidiano. “É dessa forma que se pode garantir a construção do conhecimento pelo próprio aluno, desenvolvendo sua curiosidade e o hábito de sempre indagar, evitando a aquisição do conhecimento científico como uma verdade estabelecida e inquestionável” (BRASIL, 2002, p.81). | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Física (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTUR_BEZERRA_SILVA-Prod_Educacional.pdf | 3,37 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.