Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1525
Tipo de Documento: Artigo
Título: Atividade antimicrobiana dos óleos essenciais de erva-cidreira e manjericão frente a bactérias de carnes bovinas
Autor(es): Aquino, Luciana Cristina Lins de
Santos, Gladslene Góes
Trindade, Rita de Cássia
Alves, José Antonio Barreto
Santos, Patrícia Oliveira
Alves, Péricles Barreto
Blank, Arie Fitzgerald
Carvalho, Luciana Marques de
Data do documento: Dez-2010
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a atividade antimicrobiana, in vitro, dos óleos essenciais extraídos de Lippia alba (Mill) N. E. Brown e Ocimum basilicum frente a microrganismos isolados de carnes bovinas. Os óleos foram extraídos por hidrodestilação e caracterizados quanto à composição por cromatografi a gasosa. A concentração inibitória mínima (CIM) e concentração bactericida mínima dos óleos (CBM) foram determinadas pelo método de microplacas utilizando concentrações de óleos entre 0,39 e 25μg/mL. Foram utilizadas suspensões de diferentes cepas de Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Salmonella sp. na concentração de 0,5x104 UFC/mL. O óleo de Lippia alba N.E. Brown apresentou maior efi ciência como agente bacteriostático e bactericida frente às diferentes cepas de Staphylococcus aureus e Salmonella sp. isoladas de carnes bovinas do que o óleo essencial de Ocimum basilicum (cultivar “Maria Bonita”), o qual foi mais efetivo frente às cepas de Escherichia coli. Além disto, os óleos essenciais apresentaram atividade antimicrobiana em concentrações muito menores do que as obtidas por outros pesquisadores.
Palavras-chave: Lippia alba
(Mill.) N. E. Brown
Ocimum basilicum
Lippia
Microorganismos
Agentes bactericidas
Óleos essenciais
Erva-cidreira
Manjericão
Bactérias
ISSN: 2179-4448
Instituição/Editora: Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp de Araraquara
Citação: AQUINO, L. C. L. et al. Atividade antimicrobiana dos óleos essenciais de erva-cidreira e manjericão frente a bactérias de carnes bovinas. Alimentos e Nutrição, Araraquara, v. 21, n. 4, p. 529-535, out./dez. 2010. Disponível em: <http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/alimentos/article/viewFile/1346/a5v21n4>. Acesso em: 26 nov. 2015.
Licença: Creative Commons - Atribuição 3.0 Unported
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1525
Aparece nas coleções:DEA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AtividadeAntimicrobianaManjericao.pdf173,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.