Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15916
Document Type: Monografia
Title: Obtenção da fração lipídica da semente de maracujá do mato (Passiflora cincinnata Mast.) para aplicação em um perfume sólido
Authors: Santos, Eliziane Monteiro
Issue Date: 16-May-2019
Advisor: Barretto, Lília Calheiros de Oliveira
Co-advisor: Resende, Fábio de Melo
Resumo : O presente trabalho teve como objetivo extrair e caracterizar a fração lipídica da semente do maracujá do mato (Passiflora cinncinata Mast.) para produção de um perfume sólido. O maracujá do mato in natura foi obtido de um pequeno produtor da região do Alto Sertão Sergipano. O trabalho, para a extração do óleo, utilizou-se a secagem natural, a qual foi conduzida a uma temperatura de 37ºC por um período de 240 minutos, a uma umidade relativa de 50%. No processo de construção da curva de secagem, as amostras foram secas em estufa a vácuo a 105º C por 24 horas e pesadas varias vezes para obtenção da curva do comportamento de secagem, obtendo-se a curva que expõe a perda de massa em função do tempo, originado do processo da secagem. A partir do método Bligh & Dyer (1959) de extração a frio, obteve-se um rendimento de 13,5% de óleo da semente do maracujá do mato. O óleo obtido alcançou valores significativos em seus perfis de ésteres metílicos de ácidos graxos, com destaque para os ácidos oleico (C18:1) com 75,48%; e o ácido linoleico (C18:2) com 11,25%. De forma que a sua aplicabilidade em um perfume sólido têm características predominantes para as indústrias de cosméticos. Considerando a boa estabilidade térmica, propões que este estudo possa ser ampliado futuramente em direção a implementação em escala industrial.
Keywords: Agroindústria
Passiflora cincinnata Mast.
Maracujá do mato
Semente de maracujá
Extração de óleo
Produto in natura
Produção de perfume
Ácidos graxos
Indústria de cosméticos
Subject CNPQ: CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: NEAGROS - Núcleo de Graduação de Agroindústria - Nossa Senhora da Glória - Presencial
Citation: SANTOS, Eliziane Monteiro. Obtenção da fração lipídica da semente de maracujá do mato (Passiflora cincinnata Mast.) para aplicação em um perfume sólido. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Federal de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, SE, 2019.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15916
Appears in Collections:Agroindústria

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eliziane_Monteiro_Santos.pdf811,13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.