Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15917
Document Type: Monografia
Title: Acessibilidade para os deficientes visuais nas embalagens de alimentos: relato pessoal de vivência de uma cidadã de Nossa Senhora da Glória - SE
Authors: Sales, Ângela Cristina
Issue Date: 24-May-2022
Advisor: Souza, Jane Delane Reis Pimentel
Co-advisor: Mazzutti, Simone
Resumo : Informações como denominação de venda, lista de ingredientes, conteúdo líquido, prazo de validade, identificação de origem e identificação do lote são consideradas como obrigatórias nos rótulos de alimentos, no entanto, para o grupo de consumidores que tem deficiência visual esse direito não é garantido. Ainda que algumas empresas tenham pensado nesse público e inserido em algumas de suas embalagens informações sobre o produto em Braille, devido a limitação da escrita, não é possível conter todas as informações obrigatórias nos rótulos de alimentos. O objetivo desse trabalho foi apresentar o relato pessoal de uma consumidora com deficiência visual com relação à acessibilidade nas embalagens de alimentos. Inicialmente foi apresentado um relato pessoal, contextualizando a vivência dessa consumidora numa cidade do interior de Sergipe, e sua rotina na manipulação de embalagens de alimentos. Em seguida, foi realizada uma experimentação com 28 diferentes embalagens de alimentos e realizados questionamentos sobre qual seria o alimento, se contém lactose e glúten e se contém informação acessível para cegos. O contexto de vida da consumidora demonstra superação e resiliência, pois vive em uma cidade que não tem acessibilidade nem para andar pelas calçadas. Em nenhuma das embalagens avaliadas as informações sobre conter glúten, lactose e data de validade, estavam acessíveis, ainda que algumas embalagens tivessem Braille. Em embalagens cartonadas, latas e sachês, a consumidora não conseguiu nem identificar o produto. Uma das soluções para melhorar a acessibilidade das embalagens de alimentos pode ser o desenvolvimento de um aplicativo que faça a leitura de um QRCode disposto na embalagem, fornecendo todas as informações importantes sobre o produto.
Keywords: Alimentos
Embalagens
Indústria de alimentos
QRCode
Braille
Inclusão
Language: por
Institution: UFS
Department: NEAGROS - Núcleo de Graduação de Agroindústria - Nossa Senhora da Glória - Presencial
Citation: SALES, Ângela Cristina. Acessibilidade para os deficientes visuais nas embalagens de alimentos: relato pessoal de vivência de uma cidadã de Nossa Senhora da Glória - SE. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Federal de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, SE, 2022.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15917
Appears in Collections:Agroindústria

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Angela_Cristina_Sales.pdf554,29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.