Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16009
Document Type: Monografia
Title: Análise da efetividade do PIBID e PRP em promover a identificação com a docência em estudantes de Biologia da Universidade Federal De Sergipe
Authors: Soares, Janice da Silva
Issue Date: 31-Jan-2022
Advisor: Melo, Luciane Moreno Storti de
Resumo : A escola é um dos locais responsáveis pela formação de cidadãos ativos para melhorar a sociedade, pois é nela onde os alunos desenvolvem habilidades sociais, noções de mundo, conhecimento científico e respeito às diferenças. Para tanto, é preciso que tenhamos professores capacitados, que exerçam uma prática pedagógica contextualizada e dialogada, o que pode ser obtido com investimentos adequados na educação. Tendo isso em mente, foram criados diversos programas de incentivo à formação inicial de professores, sendo o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP) exemplos disso. Um fator que tem muita influência na qualidade da educação é se os professores se identificam com o magistério, tendo em vista que muitos escolhem a docência em função de fatores econômicos, como a alta oferta de empregos. Diante disso, é importante que tenhamos ferramentas, como os programas citados, nos cursos de licenciatura que promovam essa identificação, e tais ferramentas devem ser constantemente avaliadas quanto a sua efetividade na construção da identidade do profissional docente. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar a efetividade do PIBID e PRP em promover a identificação com a docência e em promover o desejo de contribuir com a formação básica da educação nos concludentes de licenciatura em biologia da Universidade Federal de Sergipe. Para tanto, foi realizada a aplicação de um questionário por meio do Google Forms, contendo questões sobre as motivações e experiências pessoais dos alunos no estágio curricular, nos programas PIBID e PRP. O questionário foi respondido por 26 pessoas e os resultados mostraram que ambos os programas foram eficazes em gerar identificação docente, além de permitirem a consolidação das escolhas pela licenciatura nos participantes.
Keywords: Biologia
Ensino de biologia
Formação de professores
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Programa de Residência Pedagógica (PRP)
Estágio
Universidade Federal De Sergipe (UFS)
Subject CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citation: Soares, Janice da Silva. Análise da efetividade do PIBID e PRP em promover a identificação com a docência em estudantes de Biologia da Universidade Federal De Sergipe. São Cristóvão, 2021. Monografia (Graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16009
Appears in Collections:Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Janice_Silva_Soares.pdf1,54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.