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Tipo de Documento: Monografia
Título : Análise da efetividade do PIBID e PRP em promover a identificação com a docência em estudantes de Biologia da Universidade Federal De Sergipe
Autor : Soares, Janice da Silva
Fecha de publicación : 31-ene-2022
Director(a): Melo, Luciane Moreno Storti de
Resumen: A escola é um dos locais responsáveis pela formação de cidadãos ativos para melhorar a sociedade, pois é nela onde os alunos desenvolvem habilidades sociais, noções de mundo, conhecimento científico e respeito às diferenças. Para tanto, é preciso que tenhamos professores capacitados, que exerçam uma prática pedagógica contextualizada e dialogada, o que pode ser obtido com investimentos adequados na educação. Tendo isso em mente, foram criados diversos programas de incentivo à formação inicial de professores, sendo o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP) exemplos disso. Um fator que tem muita influência na qualidade da educação é se os professores se identificam com o magistério, tendo em vista que muitos escolhem a docência em função de fatores econômicos, como a alta oferta de empregos. Diante disso, é importante que tenhamos ferramentas, como os programas citados, nos cursos de licenciatura que promovam essa identificação, e tais ferramentas devem ser constantemente avaliadas quanto a sua efetividade na construção da identidade do profissional docente. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar a efetividade do PIBID e PRP em promover a identificação com a docência e em promover o desejo de contribuir com a formação básica da educação nos concludentes de licenciatura em biologia da Universidade Federal de Sergipe. Para tanto, foi realizada a aplicação de um questionário por meio do Google Forms, contendo questões sobre as motivações e experiências pessoais dos alunos no estágio curricular, nos programas PIBID e PRP. O questionário foi respondido por 26 pessoas e os resultados mostraram que ambos os programas foram eficazes em gerar identificação docente, além de permitirem a consolidação das escolhas pela licenciatura nos participantes.
Palabras clave : Biologia
Ensino de biologia
Formação de professores
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Programa de Residência Pedagógica (PRP)
Estágio
Universidade Federal De Sergipe (UFS)
Área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citación : Soares, Janice da Silva. Análise da efetividade do PIBID e PRP em promover a identificação com a docência em estudantes de Biologia da Universidade Federal De Sergipe. São Cristóvão, 2021. Monografia (Graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16009
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