Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16588
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Cursos técnicos integrados da rede federal de educação brasileira: aspectos da organização didático-curricular e da formação profissional
Otros títulos : Integrated technical courses of the Brazilian federal education network: aspects of didactic-curricular organization and professional training
Autor : Azeredo, Luciana Aparecida Silva de
Bartho, Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro
Santos, Jailton Bartho
Fecha de publicación : sep-2021
Resumen: Como professores do ensino público federal, no Brasil, objetivamos investigar aspectos curriculares de três cursos técnicos da modalidade integrada ao Ensino Médio. Especificamente, analisamos: i) o tipo de formação que se espera oferecer aos alunos, no que tange, sobretudo, ao caráter profissionalizante; e ii) como é orientada a concretização da integração formativa em cursos técnicos da modalidade integrada. Resultados apontam um avanço, quantitativo e qualitativo, na oferta de ensino técnico na rede federal, mas, ao mesmo tempo, demonstra falta de parâmetros norteadores para a integração da formação básica, integral e propedêutica, com a formação técnica, de caráter profissionalizante, para o mundo do trabalho. Um dos cursos analisados apresenta progressos para uma prática integradora. Nos outros dois, foram observadas lacunas nesse sentido. Discussões sobre a (re)construção de um currículo verdadeiramente integrado para os cursos técnicos são desenvolvidas no âmbito da educação federal, e os cursos passam por reformulações, desde 2019.
Resumen : As federal public school teachers, in Brazil, we aim to investigate the curricular aspects of three integrated technical courses. Specifically, we analyzed: i) the type of training that is expected to be offered to students, with regard, above all, to professional aspects; and ii) how the implementation of formative integration in integrated technical courses is oriented. Results point to a quantitative and qualitative advance in the provision of technical education in the federal network, but, at the same time, it demonstrates a lack of guiding parameters for the integration of basic, integral and propaedeutic education, with technical and professional training for the work world. One of the courses we analyzed presents some progress towards an integrative practice. In the other two, gaps were noted in this regard. Discussions on the (re) construction of a truly integrated curriculum for technical courses have taken place within the scope of federal education, and the courses have been undergoing reformulations since 2019.
Palabras clave : Cursos técnicos integrados
Rede federal de educação brasileira
Formação profissional
Organização didático-curricular
Integrated technical courses
Federal brazilian education network
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.11.03
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16588
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CursosTecnicosIntegradosRedeFederal.pdf138,38 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.