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dc.contributor.authorSantos, Mayara Bispo dos-
dc.date.accessioned2023-03-22T11:58:05Z-
dc.date.available2023-03-22T11:58:05Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSantos, Mayara Bispo dos. O uso de dioramas como recurso didático para a educação ambiental. São Cristóvão, 2022. Monografia (graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17273-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiências biológicaspor
dc.subjectEnsino de ciências biológicaspor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectRecurso didáticospor
dc.titleO uso de dioramas como recurso didático para a educação ambientalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira-
dc.description.resumoDioramas podem ser definidos como ferramentas utilizadas para representação tridimensional de diferentes ecossistemas com fins de exposição em museus, escolas, entre outros, buscando divulgar informações e conhecimentos, exemplificando ou auxiliando diversas representações. Nesse sentido, se faz necessário refletir sobre a importância da inserção de dioramas para tratar de questões socioambientais, representar a biodiversidade em espaços como museus de História Natural e promover a Educação Ambiental, o que pode proporcionar curiosidade e fascínio, como também, impulsionar a construção de questionamentos, críticas e reflexões relacionadas às temáticas socioambientais. Posto isso, o objetivo geral deste trabalho foi analisar as possíveis contribuições e limitações de dioramas sobre desertificação da Caatinga como recurso didático para a Educação Ambiental no Ensino Médio. Como procedimentos metodológicos construímos um diorama representando e problematizando a desertificação da Caatinga e adotamos um formulário online enviado a 6 docentes que lecionam em 5 escolas consideradas como Centro de Excelência em Aracaju/ SE, visando avaliar este recurso didático construído. Em síntese, a partir dos olhares dos docentes foi possível observar e afirmar a finalidade educativa do dioramas, demonstrando assim suas contribuições para tratar diversos temas, dentre eles, relacionados a Educação Ambiental, a dificuldade da inserção deste recurso está intimamente relacionada à realidade e a infraestrutura presente em nosso sistema educacional, de constante sucateamento, o que reflete na falta de preparo dos docentes, pois, se por um lado é reconhecida a importância da inserção deste recurso para tratar temas relacionados à Educação Ambiental, por outro lado é possível observar que ainda há pouca estrutura na escola e também há uma pequena produção e conhecimento desse tipo de recurso didático.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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