Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17886
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Joilda Alves de-
dc.date.accessioned2023-07-20T15:51:28Z-
dc.date.available2023-07-20T15:51:28Z-
dc.date.issued2019-01-18-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Joilda Alves de. Por mais poemas contemporâneos de autoria feminina nas escolas. Itabaiana, SE, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17886-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapor
dc.subjectPoesia - História e críticapor
dc.subjectCríticapor
dc.subjectBrazilian literatureeng
dc.subjectPoetry - History and criticismeng
dc.subjectCriticismpor
dc.titlePor mais poemas contemporâneos de autoria feminina nas escolaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Ramalho, Christina Bielinski-
dc.description.resumoEste trabalho tem o intuito de propor estratégias para o estudo do gênero lírico, como forma de preparar futuras experiências docentes. A pesquisa justifica-se pela necessidade de observarmos e problematizarmos o ensino de poesia no Ensino Básico, especificamente no âmbito do Ensino Médio, buscando diminuir as dificuldades que acompanham docentes e discentes no ambiente escolar, principalmente no que se refere ao estudo de poemas. Somamos a essa intenção a de valorizar a poesia contemporânea de autoria feminina nas salas de aula, como meio de propiciar momentos de reflexão sobre a inserção das mulheres nos espaços sociais. O trabalho, para isso, divide-se em três capítulos. No primeiro, falamos sobre a relação entre poesia e o ensino, contextualizando com a crítica de teóricos atuais, com destaque para Cosson e Magnani, sobre a problemática do ensino de leitura e literatura no ensino Básico, em especial no Ensino Médio. Em seguida, refletimos sobre a leitura crítica de poemas, partindo de Candido e Soares. No segundo capítulo, utilizamos as reflexões realizadas pela crítica feminista como base para exemplificação e posterior análise de poemas da literatura contemporânea brasileira de autoria feminina. Ali trazemos contribuições teóricas e críticas de Andrea Nye em Teoria Feminista e as Filosofias do Homem e de Simone Bandeira, em A contribuição da Crítica Feminista à Ciência publicado na Revista Estudos Feministas. No terceiro e último capítulo, apresentamos o estudo de poemas de Adélia Prado e Maria Rezende, ressaltando a etapa da análise docente de poemas como fundamental para a ampliação da presença do poema nas salas de aula, em especial do poema contemporâneo de autoria feminina, a partir do qual importantes questões relacionadas à condição social das mulheres podem ser debatidas. Com este trabalho, esperamos contribuir para a valorização do estudo docente de poemas como etapa necessária para que se promova a ampliação da presença de poemas contemporâneos de autoria feminina nas salas de aula do Ensino Médio.pt_BR
dc.publisher.departmentDLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joilda Alves de Oliveira_TCC.pdf405,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.