Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17886
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Joilda Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-20T15:51:28Z | - |
dc.date.available | 2023-07-20T15:51:28Z | - |
dc.date.issued | 2019-01-18 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Joilda Alves de. Por mais poemas contemporâneos de autoria feminina nas escolas. Itabaiana, SE, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17886 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira | por |
dc.subject | Poesia - História e crítica | por |
dc.subject | Crítica | por |
dc.subject | Brazilian literature | eng |
dc.subject | Poetry - History and criticism | eng |
dc.subject | Criticism | por |
dc.title | Por mais poemas contemporâneos de autoria feminina nas escolas | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ramalho, Christina Bielinski | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem o intuito de propor estratégias para o estudo do gênero lírico, como forma de preparar futuras experiências docentes. A pesquisa justifica-se pela necessidade de observarmos e problematizarmos o ensino de poesia no Ensino Básico, especificamente no âmbito do Ensino Médio, buscando diminuir as dificuldades que acompanham docentes e discentes no ambiente escolar, principalmente no que se refere ao estudo de poemas. Somamos a essa intenção a de valorizar a poesia contemporânea de autoria feminina nas salas de aula, como meio de propiciar momentos de reflexão sobre a inserção das mulheres nos espaços sociais. O trabalho, para isso, divide-se em três capítulos. No primeiro, falamos sobre a relação entre poesia e o ensino, contextualizando com a crítica de teóricos atuais, com destaque para Cosson e Magnani, sobre a problemática do ensino de leitura e literatura no ensino Básico, em especial no Ensino Médio. Em seguida, refletimos sobre a leitura crítica de poemas, partindo de Candido e Soares. No segundo capítulo, utilizamos as reflexões realizadas pela crítica feminista como base para exemplificação e posterior análise de poemas da literatura contemporânea brasileira de autoria feminina. Ali trazemos contribuições teóricas e críticas de Andrea Nye em Teoria Feminista e as Filosofias do Homem e de Simone Bandeira, em A contribuição da Crítica Feminista à Ciência publicado na Revista Estudos Feministas. No terceiro e último capítulo, apresentamos o estudo de poemas de Adélia Prado e Maria Rezende, ressaltando a etapa da análise docente de poemas como fundamental para a ampliação da presença do poema nas salas de aula, em especial do poema contemporâneo de autoria feminina, a partir do qual importantes questões relacionadas à condição social das mulheres podem ser debatidas. Com este trabalho, esperamos contribuir para a valorização do estudo docente de poemas como etapa necessária para que se promova a ampliação da presença de poemas contemporâneos de autoria feminina nas salas de aula do Ensino Médio. | pt_BR |
dc.publisher.department | DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | Itabaiana, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joilda Alves de Oliveira_TCC.pdf | 405,56 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.