Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1823
Tipo de Documento: Artigo
Título: Avaliação da situação-problema por tutores e discentes em um curso de graduação vivenciado em metodologias ativas
Título(s) alternativo(s): Assessment of the problem-situation By tutors and students on a course of undergraduate experienced in active methodologies
Autor(es): Dornelas, Rodrigo
Silva, Kelly da
César, Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro
Oliveira-Barreto, Aline Cabral de
Guedes-Granzotti, Raphaela Barroso
Data do documento: 2016
Abstract: O objetivo do artigo é comparar as avaliações de discentes e tutores sobre os problemas utilizados em um curso de Fonoaudiologia estruturado em metodologias ativas. Para tanto foi analisada a avaliação formativa realizada por 30 discentes e quatro tutores do II Ciclo do curso de Fonoaudiologia de uma Universidade Pública. Foram analisadas as avaliações de 36 situações-problema por meio de escalas de zero (insuficiente) a quatro (ótimo), atribuídas para avaliar as situações-problema. Os resultados foram analisados estatisticamente (coeficiente Kappa e Mann-Whitney, com nível de significância de 5%). Não houve concordância entre as avaliações dos problemas pelos alunos e pelos tutores (índice Kappa = 0,0036), sendo que os discentes pontuaram as questões dos problemas com maiores notas (média: 3,7) quando comparadas aos dos tutores (média: 3,16), embora todos tenham atribuído, em média, boa facilidade para a resolução das situações-problema. Assim, não houve concordância entre as avaliações das situações problemas entre tutores e discentes. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: the objective of this text is compare the assessments of students and tutors about the problems used in a Phonoaudiology course structured in active methodologies. The comparison was performed of formative assessment by 30 students and four tutors of Cycle II of Phonoaudiology course at a public university. 36 problem situations were analyzed using scales from zero (poor) t o four (excellent), assigned to evaluate problem situations. The results were analyzed statistically (Kappa coefficient and Mann - Whitney, with a significance level of 5 %). There was no agreement between the evaluations of the problems by students and tu tors (Kappa index= 0.0036 ), and that students given higher scores for the issues of problems (mean: 3.7 ) when compared to the tutors (mean: 3.16 ) , although all have assigned good facility for the resolution of problem situations. There was no agreement between the evaluations of problem situations between tutors and students.
Palavras-chave: Fonoaudiologia
Ensino de fonoaudiologia
Avaliação educacional
Ensino
Aprendizagem baseada em problemas
Educational assessment
Education
Problem-based learning
ISSN: 1982-5587
Instituição/Editora: Faculdade de Ciências e Letras da UNESP ; Universidad de Alcalá de Henares
Citação: DORNELAS, R. et al. Avaliação da situação-problema por tutores e discentes em um curso de graduação vivenciado em metodologias ativas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 1, 2016. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7613/5711>. Acesso em: 28 jul. 2016.
Licença: Disponibilidade para depósito: Verde - permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Disponível em: <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1148>. Acesso em: 28 jul. 2016.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1823
Aparece nas coleções:DFOL - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliacaoSituacaoTutores.pdf367,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.