Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18852
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Sequência didática em língua inglesa: uma análise sob a perspectiva das teorias linguísticas estruturalista, gerativista e funcionalista
Autor : Duarte, Jamile Rocha
Farias, Letícia Nascimento
Fecha de publicación : oct-2023
Resumen: Este trabalho apresenta uma análise de uma sequência didática do livro Interchange Fourth Edition, autoria de Jack C. Richards, sob a perspectiva das teorias linguísticas estruturalista, gerativista e funcionalista. O objetivo é mostrar como essas correntes estão inseridas no ensino de língua inglesa, a partir de observações das atividades e como elas colaboram para o desenvolvimento da aprendizagem, buscando refletir sobre o uso dessas correntes linguísticas no ensino de uma nova língua. Destacamos que o estruturalismo compreende a língua em seus aspectos estruturais linguísticos. Em relação ao funcionalismo, é pautado pensando a língua na sua forma comunicativa, de maneira que aquele que fala possa expressar sua opinião e aquele que recebe possa captar a mensagem. Por fim, o gerativismo enfatiza a capacidade que todo o indivíduo tem de compreender e produzir, frases, palavras e sons que não foram pronunciadas nem ouvidas anteriormente, ressaltando a criatividade linguística inata que os seres humanos possuem. Para o presente estudo, adotamos a metodologia de revisão bibliográfica, apoiada em autores como Saussure, Chomsky, Neves, entre outros, a fim de sustentar e fundamentar o assunto abordado. Dessa forma, através desse estudo, concluímos a importância do livro didático no processo educacional, dando destaque na estrutura, aquisição e uso da linguagem no ensino de uma nova língua, neste trabalho, mais especificamente, a língua inglesa.
Palabras clave : Língua inglesa
Teorias linguísticas
Sequência didática
ISSN : 2236-2061
Es parte de: Anais Eletrônicos do VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VII SEFELI), v. 7, 2023
Idioma : por
Institución: LINC/UFS
Citación : DUARTE, J. R.; FARIAS, L. N. Sequência didática em língua inglesa: uma análise sob a perspectiva das teorias linguísticas estruturalista, gerativista e funcionalista. In: SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 7., 2023, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2023. p. 50-61.
License: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0 DEED). Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ .
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18852
Aparece en las colecciones: VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SequenciaDidaticaTeoriasLinguisticas.pdf2,2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.