Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18993
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Educação criativa: somando experiências matemáticas para a aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista
Título(s) alternativo(s): Creative education: adding experiences for the learning of students with autistic spectrum disorder
Autor(es): Nascimento, João Pedro Oliveira do
Data do documento: Set-2022
Resumo: Este artigo apresenta as contribuições da educação criativa para os estudantes com Transtorno do Espectro Autista, bem como as experiências matemáticas de professores dos anos iniciais que possuem estudantes com esse distúrbio do neurodesenvolvimento na rede pública municipal do município de Caruaru-PE. Os instrumentos utilizados foram um questionário produzido no google forms e entrevistas semi-estruturadas. Os sujeitos da pesquisa foram 17 professores respondendo o questionário intitulado de “Entrevista com professores(as) de Estudantes dos Anos Iniciais, com Transtorno do Espectro Autista”, sendo disponibilizado aos professores de AEE (Atendimento Educacional Especializado) que enviaram para os professores, considerados o grupo-alvo da pesquisa. Foram tomadas para as análises as respostas dos professores. Enquanto percurso metodológico é de natureza qualitativa, que responde a questões específicas do sujeito, traduzida em números e indicadores quantitativos, além disso, a pesquisa se caracteriza como descritiva, pois descreve as características de um determinado grupo.
Abstract: This article presents the contributions of creative education for students with Autistic Spectrum Disorder, as well as the mathematical experiences of teachers in the early years who have students with this neurodevelopmental disorder in the municipal public network in the city of Caruaru-PE. The instruments used were a questionnaire produced in google forms and semi-structured interviews. The research subjects were 17 teachers answering the questionnaire entitled "Interview with teachers of Early Years Students, with Autistic Spectrum Disorder", which was made available to ESE (Specialized Educational Service) teachers who sent it to teachers, considered to be the target group of the research. Teachers' responses were taken for analysis. As a methodological path, it is qualitative in nature, responding to specific questions of the subject, translated into numbers and quantitative indicators, in addition, the research is characterized as descriptive, as it describes the characteristics of a particular group.
Palavras-chave: Educação criativa
Transtorno do espectro autista
Creative education
Autism spectrum
Disorder
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18993
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducacaoCriativaSomandoExperiencias.pdf144,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.