Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19299
Tipo de Documento: Monografia
Título: Análise de livros didáticos quanto ao conteúdo de cadeias alimentares em escolas da Grande Aracaju
Autor(es): São Pedro, Ariele de Paiva
Data do documento: 16-Out-2023
Orientador: Souza, Mario José Fonseca Thomé de
Resumo: Os livros didáticos são cruciais no ensino, mas quando possuem uma abordagem superficial de tópicos complexos, a exemplo da disciplina de biologia, podem prejudicar o aprendizado e consequentemente a compreensão da mesma. Com base nisso, foi realizada uma proposta metodológica para analisar como os livros abordam o tema "cadeias alimentares" em escolas públicas da grande Aracaju - SE, que abrange os municípios de Aracaju, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros. Para isso, foram visitadas escolas e analisados livros didáticos do 6º e 7º ano, cujas séries são a base do ensino de Ciências no Ensino Fundamental. Os critérios avaliados foram o número de páginas, profundidade, linguagem, inclusividade de espécies nativas e os tipos de cadeias alimentares apresentadas. Ao todo, foram sete livros analisados entre 54 escolas visitadas. O livro "Teláris" foi o mais usado, entretanto apresentou menor desempenho entre os critérios usados na avaliação. Por outro lado, os livros "Araribá mais Ciência", "Ciências - Ciências: Aprendendo com o Cotidiano" e "Inspire" apresentaram melhor desempenho e foram os que demonstraram as menores adoções nas escolas. Portanto, este estudo conclui que a maioria das escolas adotou o livro que obteve a pior avaliação para o tema investigado, todavia, os demais conteúdos não foram objeto de análise, destacando assim a importância de se fazer uma avaliação completa para validar sua escolha.
Palavras-chave: Ciências biológicas
Ensino superior (UFS)
Cadeias alimentares
Livro didático
Ensino fundamental
Escolas públicas (Sergipe)
área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citação: São Pedro, Ariele de Paiva. Análise de livros didáticos quanto ao conteúdo de cadeias alimentares em escolas da Grande Aracaju. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19299
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ariele_Paiva_Sao_Pedro.pdf10,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.