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    https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19312| Tipo de Documento: | Monografia | 
| Título: | Tendências contemporâneas da experimentação didática no ensino de ciências e biologia | 
| Autor(es): | Melo, Marcos Vinícius Barbosa de | 
| Data do documento: | 21-Out-2023 | 
| Orientador: | Pimentel Júnior, Clívio | 
| Resumo: | A Experimentação Didática, também chamada de ensino experimental, é uma abordagem metodológica e campo de estudo no ensino de Ciências e Biologia. Apesar da sua importância na Educação Básica existem diversas dificuldades apresentadas pelos professores. Assim, os eventos científicos no ensino de Biologia e Ciências apresentam discussões sobre a Experimentação Didática e possibilitam a formação continuada docente. Dessa forma, este estudo teve como objetivo compreender as tendências contemporâneas da Experimentação Didática, que foram discutidas na VIII edição do ENEBIO – Encontro Nacional de Ensino de Biologia no ano de 2021. A fim de alcançar essa perspectiva, o aporte metodológico utilizado foi a Pesquisa Bibliográfica vinculada ao Estado da Arte. Foi utilizada uma ficha bibliográfica para alcançar os objetivos definidos no trabalho que apresentou os seguintes critérios para a análise dos artigos: a) Título do artigo; b) Ramo da Ciência ou Biologia atrelado a Experimentação Didática; c) Nível de Ensino ou Modalidade da Educação; d) Modalidade experimental utilizada; e) Limitações e motivações da abordagem experimental analisada para o ensino e aprendizagem. Dos 568 trabalhos totais do ENEBIO foram identificados 64 trabalhos mediante critérios estabelecidos. Após critérios de exclusão e análises dos trabalhos foram encontrados 30 artigos que contém em sua essência a temática Experimentação Didática. Os ramos da Biologia associados ao ensino experimental foram os que mais apareceram, ganhando destaque as seguintes áreas de conhecimento: fisiologia, zoologia, botânica, citologia, fungos, microbiologia e vírus. Foi recorrente, também, o aparecimento de todos níveis da educação, sendo o Ensino Médio a modalidade mais prevalente. Em adição, foram identificadas todas as 3 modalidades da Experimentação Didática, caracterizadas no trabalho, nos artigos do ENEBIO. Quanto às motivações e limitações, os artigos demonstraram em sua grande maioria a possibilidade de realizar o ensino experimental mediante utilização de materiais de baixo custo e associados a sequências didáticas. Assim, este trabalho é de grande contribuição para o campo de pesquisa da Experimentação Didática, principalmente para o ensino na área das Ciências Biológicas. | 
| Palavras-chave: | Ciências biológicas Ensino superior (UFS) Ensino experimental Educação básica  | 
| área CNPQ: | CIENCIAS BIOLOGICAS | 
| Idioma: | por | 
| Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | 
| Departamento: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | 
| Citação: | Melo, Marcos Vinícius Barbosa de. Tendências contemporâneas da experimentação didática no ensino de ciências e biologia. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023 | 
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19312 | 
| Aparece nas coleções: | Biologia | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Marcos_Vinicius_Barbosa_Melo.pdf | 357,62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir  | 
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