Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19320
Tipo de Documento: Monografia
Título: Impercepção botânica e o valor dos recursos didáticos em seu combate : uma revisão sistemática
Autor(es): Santos, Victor Alves dos
Data do documento: 16-Out-2023
Orientador: Pantaleão, Silmara de Moraes
Resumo: As plantas são organismos indispensáveis para a vida no planeta Terra. Sua relação com o ser humano é fundamental, uma vez que são utilizadas para diversos fins, como alimentação, medicina, rituais religiosos, decorações. No entanto, o que se verifica é que o ser humano vem cada vez mais perdendo o interesse e não dando a devida atenção aos vegetais. Esse fenômeno foi denominado por pesquisadores de “cegueira botânica”. No entanto, nos últimos anos se abriram discussões sobre esse termo. Nesse trabalho foi adotado o termo “impercepção botânica”. As causas dessa impercepção parecem ser diversas, porém, o que muito tem se debatido é a urbanização como um dos principais fatores, visto que leva o ser humano a se distanciar das plantas. Aliado a isso, tem o ensino de botânica considerado enfadonho, descontextualizado e desinteressante pelos estudantes. Dessa forma, foi realizada uma revisão sistemática com as publicações dos últimos oito anos (2016 a 2023) que trabalharam com recursos didáticos para o ensino de botânica. Os resultados mostraram uma concentração dos trabalhos na região do Nordeste do país, que utilizaram recursos vegetais e voltados para os conteúdos de morfologia e taxonomia. Os recursos didáticos se mostraram ótimas alternativas para combater os sintomas da impercepção botânica e tornar os assuntos de botânica mais eficientes e contextualizados.
Palavras-chave: Ciências biológicas
Ensino superior (UFS)
Botânica
Recursos didáticos
Cegueira botânica
Didática
Educação básica
área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citação: Santos, Victor Alves dos. Impercepção botânica e o valor dos recursos didáticos em seu combate : uma revisão sistemática. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19320
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Victor_Alves_Santos.pdf511,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.