Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: 
                
    
    https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19320| Tipo de Documento: | Monografia | 
| Título : | Impercepção botânica e o valor dos recursos didáticos em seu combate : uma revisão sistemática | 
| Autor : | Santos, Victor Alves dos | 
| Fecha de publicación : | 16-oct-2023 | 
| Director(a): | Pantaleão, Silmara de Moraes | 
| Resumen: | As plantas são organismos indispensáveis para a vida no planeta Terra. Sua relação com o ser humano é fundamental, uma vez que são utilizadas para diversos fins, como alimentação, medicina, rituais religiosos, decorações. No entanto, o que se verifica é que o ser humano vem cada vez mais perdendo o interesse e não dando a devida atenção aos vegetais. Esse fenômeno foi denominado por pesquisadores de “cegueira botânica”. No entanto, nos últimos anos se abriram discussões sobre esse termo. Nesse trabalho foi adotado o termo “impercepção botânica”. As causas dessa impercepção parecem ser diversas, porém, o que muito tem se debatido é a urbanização como um dos principais fatores, visto que leva o ser humano a se distanciar das plantas. Aliado a isso, tem o ensino de botânica considerado enfadonho, descontextualizado e desinteressante pelos estudantes. Dessa forma, foi realizada uma revisão sistemática com as publicações dos últimos oito anos (2016 a 2023) que trabalharam com recursos didáticos para o ensino de botânica. Os resultados mostraram uma concentração dos trabalhos na região do Nordeste do país, que utilizaram recursos vegetais e voltados para os conteúdos de morfologia e taxonomia. Os recursos didáticos se mostraram ótimas alternativas para combater os sintomas da impercepção botânica e tornar os assuntos de botânica mais eficientes e contextualizados. | 
| Palabras clave : | Ciências biológicas Ensino superior (UFS) Botânica Recursos didáticos Cegueira botânica Didática Educação básica  | 
| Área CNPQ: | CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA | 
| Idioma : | por | 
| Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | 
| Departamento: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | 
| Citación : | Santos, Victor Alves dos. Impercepção botânica e o valor dos recursos didáticos em seu combate : uma revisão sistemática. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023 | 
| URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19320 | 
| Aparece en las colecciones: | Biologia | 
Ficheros en este ítem: 
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Victor_Alves_Santos.pdf | 511,17 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir  | 
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
        