Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19727
Tipo de Documento: | Caderno pedagógico |
Título: | A sacola dos direitos humanos: módulo didático |
Autor(es): | Bairral, Fernanda Quaranta Lobão |
Data do documento: | 2023 |
Orientador: | Freitag, Raquel Meister Ko |
Resumo: | O Módulo Didático foi pensado com a proposta de promover discussões conjuntas sobre os direitos e deveres, a partir do uso deliberado dos verbos auxiliares modalizadores. Os “verbosdedutivos” da lei em foco serão dever e poder. É justo e necessário que o discente tenha condições de pensar mais estrategicamente sobre seus próprios recursos de modalização. As aulas de Língua Portuguesa devem incentivar o movimento diacrônico da Ciência para a Paz, a partir da perspectiva modo-temporal da História Brasileira em Direitos Humanos: Passado → Presente → Futuros possíveis. |
Palavras-chave: | Literatura brasileira Língua portuguesa Gramática comparada e geral Ensino Direitos humanos Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Cidadania Papéis temáticos Substantivos concretos e abstratos Verbos auxiliares modalizadores Funcionalismo |
Parte de : | A sacola dos direitos humanos: uma proposta de ensino produtivo de gramática a partir do ECA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19727 |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FERNANDA_QUARANTA_LOBAO_BAIRRAL-Cadernopedagogico.pdf | 4,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.