Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19727
Tipo de Documento: Caderno pedagógico
Título: A sacola dos direitos humanos: módulo didático
Autor(es): Bairral, Fernanda Quaranta Lobão
Data do documento: 2023
Orientador: Freitag, Raquel Meister Ko
Resumo: O Módulo Didático foi pensado com a proposta de promover discussões conjuntas sobre os direitos e deveres, a partir do uso deliberado dos verbos auxiliares modalizadores. Os “verbosdedutivos” da lei em foco serão dever e poder. É justo e necessário que o discente tenha condições de pensar mais estrategicamente sobre seus próprios recursos de modalização. As aulas de Língua Portuguesa devem incentivar o movimento diacrônico da Ciência para a Paz, a partir da perspectiva modo-temporal da História Brasileira em Direitos Humanos: Passado → Presente → Futuros possíveis.
Palavras-chave: Literatura brasileira
Língua portuguesa
Gramática comparada e geral
Ensino
Direitos humanos
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
Cidadania
Papéis temáticos
Substantivos concretos e abstratos
Verbos auxiliares modalizadores
Funcionalismo
Parte de : A sacola dos direitos humanos: uma proposta de ensino produtivo de gramática a partir do ECA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19727
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDA_QUARANTA_LOBAO_BAIRRAL-Cadernopedagogico.pdf4,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.