Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20068
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Arquitetura dos espaços escolares e qualidade de ensino na educação profissional e tecnológica: interlocuções possíveis |
Título(s) alternativo(s): | Architecture of educational spaces and quality of education in professional and technological education: possible intersections |
Autor(es): | Oliveira, Glauber Fontes de |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma abordagem teórica, numa perspectiva educacional, que reúne por meio de uma revisão bibliográfica embasada em autores consagrados na área da arquitetura escolar, a exemplo de Frago (2011) e Kowaltowski (2017), bem como nas bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a exemplo de Manacorda (2007), Mészáros (2005), Ciavatta (2014), entre outros, trazendo informações que indicam as relações existentes entre a arquitetura dos espaços escolares e a promoção de uma educação profissional de qualidade. O objetivo é propor uma reflexão que permita perceber a escola para além do seu ordenamento físico e material que se constitui como espaço, incluindo a relação de pertencimento e de identidade cultural que ela deve ter com a comunidade escolar. |
Abstract: | This article presents a theoretical approach from an educational perspective, which brings together, through a literature review based on renowned authors in the field of school architecture, such as Frago (2011) and Kowaltowski (2017), as well as on the conceptual foundations of Professional and Technological Education (PTE), such as Manacorda (2007), Mészáros (2005), Ciavatta (2014), among others. It provides information that indicates the existing relationships between the architecture of educational spaces and the promotion of high-quality professional education. The objective is to propose a reflection that allows us to perceive the school beyond its physical and material organization as a space, including the sense of belonging and cultural identity it should have with the school community. |
Palavras-chave: | Arquitetura Espaços escolares Educação profissional Architecture School spaces Professional education |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20068 |
Aparece nas coleções: | Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ArquiteturaEspacosEscolaresQualidade.pdf | 288,75 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.